Papa Francisco: exemplo de estadista para políticos e eleitores

22/04/25

Betânia Santana

http://blogfolhdosertao.com.br

Pontífice defendeu justiça social, meio ambiente, união entre os povos
Comandante do menor país do mundo – a Cidade do Vaticano – Jorge Mario Bergoglio, 88 anos, ou simplesmente papa Francisco, é considerado o maior chefe de estado. Tem o carisma que todo político deseja. E o comprometimento que todo eleitor espera.Seu partido, o diálogo. Sua bandeira, o fim da desigualdade social. Sem pedir votos, esteve ao lado dos mais pobres e vulneráveis.

“Ele teve sempre a sensibilidade de olhar pelos pequenos, pelos últimos, buscar o caminho da paz e da reconciliação. Esse é o modo de Francisco fazer política, numa época de grande crise de estadistas”, atesta o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega.

Longe da vaidade que anda junto ao poder político, Francisco foi um homem simples.

“Não se proclamou Bento XVII, Paulo VII ou João XXIV, mas Francisco ‘Zero’! Trouxe para o centro do poder o carisma reformador e missionário do santo dos pobres, que via as chagas de Jesus na humanidade”, observa o  professor da Unicap e coordenador do Observatório das Religiões, Gilbraz Aragão.

Desagradou a ala conservadora. Descartou julgar os gays. Abriu espaço para as mulheres. Liberou a comunhão a divorciados que casaram novamente. Alardeou escândalos ligados a abusos sexuais na própria Igreja.

Identificou corrupção no Banco do Vaticano e reformou a Cúria para resolver. Combateu as guerras e toda forma de violência.

Nos passos de São Francisco de Assis, abraçou a pauta do meio ambiente. “As culturas do encontro e a do diálogo também foram grandes contribuições de Francisco como estadista”, reforçou dom Paulo.

 

Eleição suplementar
Candidato a prefeito de Goiana, o ex-vereador Marcílio Régio (PP) ganha hoje um reforço de peso na campanha. O prefeito do Recife, João Campos (PSB),  participa da chamada “Onda Azul”, uma caminhada, a partir das 19h, saindo da Praça Laura Nogueira. No 2º turno, em 2024, o prefeito não transferiu votos em Paulista nem em Olinda. Régio tem apoio do ex-prefeito Eduardo Honório (UB).

Agenda dobrada
Adversário de Régio, o prefeito interino de Goiana, eleito presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Batista (Avante), faz porta a porta, às 15h, na Portelinha. E à noite tem caminhada em Atapuz, a partir das 19h. A eleição suplementar na cidade da Mata Norte é a única em Pernambuco e será no dia 4 de maio.

Roteiro de fé
O presidente da União de Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar (PP), está com a família na Itália, onde foi passar a Semana Santa. Aproveita agora para participar das homenagens ao papa Francisco. “Experiência singular, muito triste. O país parou”, comentou.

Ganhe o Mundo
Em meio a reclamações de famílias e de estudantes que não conseguiram viajar para intercâmbio, a governadora Raquel Lyra (PSD) entrega hoje kits de viagem a 88 professores de inglês e espanhol selecionados para o Programa Ganhe o Mundo Professor.

Deixe um comentário