Escola de Sargentos na mira da bancada pernambucana no Congresso Nacional

11/04/25

Betânia Santana

http://blogfolhdosertao.com.br

Deputados e senadores se reúnem com ministro da Defesa após feriadão, para discutir projeto
A Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, coordenada pelos deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT) (na foto acima), articula uma audiência com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, para discutir o cronograma das obras da Escola de Sargentos de Armas do Exército, que será construída em Aldeia, já no município de Paudalho.
A reunião deve acontecer depois do feriadão. O deputado Augusto Coutinho afirma não ter dúvidas de que a ESA, disputada com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, será instalada entre a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.

Deputados e senadores estão cientes da importância da unidade em Pernambuco. Não à toa já destinaram ao projeto, desde 2021, R$ 36,6 milhões em emendas.

O ministro José Mucio é um dos entusiastas da proposta, e o presidente Lula já assinou termo de compromisso com o Exército e a governadora Raquel Lyra (PSD), em janeiro do ano passado.

Os parlamentares pretendem acompanhar o passo a passo das atividades. O Exército garantiu o início das obras para este ano e o calendário não está atrasado. A Escola de Sargentos tem investimento previsto de R$ 1,8 bilhão.

Estima-se a geração de 11 mil empregos diretos e 17 mil indiretos. A previsão é de que seja concluída em 2034, quando 2.200 alunos terão 16 especialidades disponíveis e a oportunidade de se formar em dois anos.

Após discussões com a sociedade civil, o projeto foi reformulado e reduziu o impacto ambiental de 180 hectares para 90 hectares.

Passos para armar a Guarda

Uma das mais polêmicas promessas de campanha começa a ganhar corpo no Recife. O prefeito João Campos (PSB) anunciou o início do processo para armar a guarda municipal. Reuniu-se com o superintendente da Polícia Federal, Antônio de Pádua, e avisou da criação de uma Corregedoria e uma Ouvidoria. Todos os agentes vão passar por avaliação psicológica e treinamento.

Foco no partido
O deputado Jarbas Filho disse que a discussão com o presidente estadual do MDB, Raul Henry, é página virada. As energias agora estarão voltadas para fortalecer o grupo e ter o controle do partido. O senador Fernando Dueire é o nome mais forte para a disputa com Henry. Só após o resultado, a legenda vai pensar em 2026.

Mais forte
A oposição na Alepe se antecipou às articulações do governo e reuniu a Comissão de Finanças extraordinariamente. Em vez de sair do colegiado, como queria o Executivo, o deputado Alberto Feitosa (PL) virou vice-presidente.O PL não pode mais mexer no posto.

Rotina
Titular de Finanças, a deputada Débora Almeida (PSDB) disse não ter sido avisada da reunião extra. “Cada dia se rasga uma página do regimento. As convocações estão sendo feitas de madrugada. Vou ter que dormir mais tarde para ler o Diário Oficial”, ironizou.

Deixe um comentário