Chuvas intensas atingem o Rio de Janeiro levando perigo há muitas famílias em Petrópoles e Angra dos Reis

07/05/25

Redes Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

As chuvas intensas que atingem o Rio de Janeiro interditaram rodovias, causaram alagamentos e deixaram pessoas desabrigadas em várias regiões do Estado. Em Petrópolis e Angra dos Reis, as sirenes da Defesa Civil alertam as pessoas para deixarem as casas e procurarem abrigos, devido ao risco de inundações e deslizamentos.

A enchente do Rio Quitandinha alagou o Centro Histórico de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado, 5. Ruas e avenidas da cidade, como a Avenida Barão do Rio Branco, estão com pontos de alagamentos, o que obrigou ao remanejamento de mais de 100 linhas de ônibus. A prefeitura abriu pontos de apoio para receber moradores de áreas de risco.

Até a tarde deste sábado, 193 pessoas estavam desalojadas em Angra dos Reis, no litoral do Rio. De acordo com a prefeitura, entre a noite de sexta-feira, 4 e a madrugada deste sábado, a chuva acumulou 347 milímetros no município. Foram abertos 36 pontos de apoio, entre eles quatro abrigos, para receber os desalojados.

Ruas alagadas em Angra dos Reis Foto: Prefeitura de Angra dos Reis/Divulgação

Às 10h47, as sirenes foram acionadas nas regiões com risco de deslizamento na serra fluminense. Às 9h50, já havia soado o sistema de alerta no Alto da Serra, Vila Felipe, Alto Independência e Vila Felipe. A Defesa Civil orientou os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforçou a importância de obedecer aos alertas.

Quatro escolas municipais, uma escola comunitária e um salão paroquial foram transformados em abrigos para os desalojados.

Ao meio-dia, a Defesa Civil informou ter aberto mais dois pontos de apoio em duas escolas das regiões de Corrêas e Araras. Não havia ainda um número de moradores que já tinham se deslocado para os pontos de apoio.

O prefeito do Rio de JaneiroEduardo Paes (PSD) postou um vídeo nas suas redes sociais pedindo que os cariocas fiquem em suas casas por conta dos impactos e riscos das fortes chuvas que atingem a região. “O meu pedido é para que, quem não tiver que sair, fique em casa. Aproveita o sábado chuvoso, fica em casa, lê um livro, vê uma série”, disse o prefeito.

Bairro Vila Maia, em Belford Roxo, na baixada fluminense, estava alagado na manhã deste sábado Foto: Reproduvßv£o / TV Globo

A Concer, concessionária que administra a BR-040 reabriu a praça de pedágio de Caxias, no sentido de Petrópolis, que tinha sido fechada preventivamente. A empresa informou restrição de tráfego no km 112 e km 113, sentido Rio, devido a alagamentos, e queda de árvore no km 90, na descida da serra de Petrópolis.

Em Angra dos Reis, equipes do setor de engenharia da Defesa Civil foram acionadas para realizar vistorias e realizar o resgate de pessoas isoladas pelas chuvas.

No bairro da Mambucaba, o resgate está sendo feito com o auxílio de barcos. Desde a manhã, as sirenes de alerta soaram em 42 bairros. Não há informações sobre pessoas feridas.

Chuva forte causou estragos em diferentes pontos da capital, baixada e região serrana Foto: Reproduvßv£o / TV Globo

Deixe um comentário