José Múcio e Raquel Lyra visitam área da Escola de Sargentos em Pernambuco: “construção é irreversível”

16/04/24

Karina Moraes
http://blogfolhadosertao.com.br
Projeto foi apresentado a parlamentares pernambucanos nesta segunda-feira (15)

O Ministro da Defesa, José Múcio, e a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitaram, na manhã desta segunda-feira (15), a área onde será a futura Escola de Sargentos do Exércio (ESE). Juntos, afirmaram que decisão de construí-la na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe é irreversível.

“Existem alguns ajustes que ainda precisam ser feitos, mas nós temos garantida a irreversibilidade da decisão de implementarmos a Escola de Sargentos em Pernambuco. Todos estão ajudando muito e as próximas gerações vão nos agradecer por isso”, enfatizou o ministro.

Inicialmente, o projeto previu o desmatamento de 180 hectares na APA, mas a supressão vegetal foi reduzida para 90 hectares após denúncias de ambientalistas. Mesmo assim, os grupos continuaram a protestar, defendendo desmatamento zero.

O centro de formação militar será situado no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, estendendo-se por 75 km², entre os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, na Mata Norte.

Já a governadora agradeceu a escolha do Estado para a implantação da Escola, que considera importante para “odesenvolvimento da Região Metropolitana Norte de Pernambuco”.

“Quero agradecer ao Ministério da Defesa e ao ministro pela decisão política de instalar a Escola de Sargentos aqui, que é irreversível. Aqui tem um grupo de trabalho montado onde a gente trabalha todos os dias para garantir as contrapartidas necessárias à instalação”, afirmou Raquel.

INFRAESTRUTURA

Enquanto o Governo Federal constrói a Escola em si, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão, o Governo do Estado terá como responsabilidade construir a infraestrutura necessária, como garantir a infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica do espaço, além de implantar 7,4 quilômetros da Estrada de Mussurepe, restaurar 24,2 quilômetros da rodovia PE-027, fornecer bases para a instalação de redes de fibra óptica, assim como áreas de convivência e lazer.

“Começa pela via de aproximação à escola, que nós pretendemos utilizar a estrada do Mussurepe, requalificar e asfaltar até para evitar o trânsito excessivo dentro da área da APA Aldeia Beberibe”, explicou o general de divisão Juarez Alves Pereira Júnior, gerente do subprograma da Escola de Sargentos.

“Lá nós não vamos furar poço, como normalmente ocorre naquela região, então haverá uma infraestrutura de abastecimento de água, de coleta de esgoto, infraestrutura elétrica que tem que ser ampliada para dar atendimento à Escola”, acrescentou o general.

ESCOLA DE SARGENTOS

A pedra fundamental da ESE foi lançada ainda em março de 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março de 2024, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou junto à governadora Raquel Lyra um termo de compromisso para dar início à construção.

Após a implantação da escola, prevista para 2034, estima-se um aumento populacional flutuante de 6 mil pessoas na região, bem como um incremento de pelo menos 200 milhões de reais por ano na economia local. Por ano, deve receber até 6 mil pessoas estudando e trabalhando, além de realizar 2,4 mil formaturas.

Deixe um comentário