Bibliotecas podem ter seção reservada a livros em Braille

25/10/22

 

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Democratizar o acesso à leitura entre as pessoas com deficiência visual nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias do estado. Nesta segunda, a  Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprovou matéria com esse objetivo, de autoria do deputado Gustavo Gouveia, do Solidariedade. A proposta determina que os espaços de leitura tenham uma seção reservada para livros e materiais em Braille, sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão. Relator da matéria no Colegiado, o deputado Tony Gel, do PSB, salientou a preocupação do autor em garantir o desenvolvimento intelectual das crianças e jovens com deficiência visual.

Nessa segunda, a Comissão de Justiça começou a analisar outras propostas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. O projeto que trata da gratuidade em eventos culturais e esportivos para pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista – TEA e pessoas com Doenças Raras foi retirado de pauta em comum acordo entre o relator do texto, Antônio Moraes, do PP, e o deputado Aluísio Lessa, do PSB. Aluísio sugeriu que a iniciativa seja discutida em Audiência Pública com a participação de representantes do setor de eventos. A ideia é avaliar o impacto da gratuidade dos ingressos sobre o segmento.

O deputado também pediu a retirada de pauta do projeto que obriga as empresas do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife e também do Transporte Intermunicipal a inserirem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista nos locais que sinalizam a prioridade dos assentos.

Ainda durante a reunião dessa segunda, o presidente do Colegiado de Justiça, Waldemar Borges, do PSB, comentou a expectativa sobre a realização do segundo turno das eleições, no próximo dia 30. E repudiou a violência cometida pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson contra policiais federais no último domingo, no Rio de Janeiro. Borges defendeu que os políticos a favor da democracia, independentemente de posição partidária ou opção eleitoral, estejam alinhados em defesa do regime democrático.

Deixe um comentário