07/10/21
Por Davi Saboya
blogfolhadosertaocom.br
O duelo é válido pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ALEGRIA Apresentando novamente um futebol solidário e ofensivo, o Sport venceu o Juventude, por 3×1, na Arena de Pernambuco e junta forças para sair da zona de rebaixamento – Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Pela primeira vez na competição, o Sport conseguiu uma sequência de vitórias. Depois de bater o Grêmio, fora de casa, o Leão venceu por 3×1 o Juventude, nesta quarta-feira, na Arena de Pernambuco, em partida válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo marcou o retorno da torcida leonina após um ano e meio de proibição por causa da pandemia da covid-19. E os 1.219 rubro-negros na arquibancada ganharam presentaço.
Em mais uma boa atuação do Sport, os gols rubro-negros foram marcados por Zé Welison, Mikael e Chico. Paulinho Boia, de pênalti, descontou para o adversário gaúcho. Por sinal, um golaço do atacante e artilheiro do Leão soltando uma “patada” com a perna esquerda.
Com o resultado, o Sport pulou temporariamente para a 18ª posição com 23 pontos. O Grêmio, que ainda tem dois jogos a menos, joga nesta quarta contra o Cuiabá, às 21h30, em Porto Alegre. Já o Santos, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 24, só entra em campo nesta quinta-feira para o clássico diante do São Paulo. Vale lembrar que o Peixe tem um jogo a menos, pois o jogo da rodada anterior contra o Ceará foi adiado para o fim deste mês.
O JOGO
O confronto começou com muita marcação e pouca criação de ambos os lados. Tanto o Sport quanto o Juventude tiveram dificuldade para ameaçar as metas de Mailson e Douglas. Não à toa, as primeiras finalizações aconteceram só depois da metade do primeiro tempo.
Em jogada individual e um vacilo de Zé Welison na marcação, Castilho saiu na cara do arqueiro rubro-negro, mas não aproveitou a oportunidade. A resposta do Leão veio pouco tempo depois. Hernanes pegou a cobra rente ao gol e bateu forte de primeira. A bola tirou tinta da trave.
Se pelo meio estava difícil de penetrar na defesa gaúcho, o Sport tentou pelas laterais. Após inverter o lado com Gustavo, Everaldo apareceu na ponta direita e cruzou para Zé Welison, aos 35 minutos, desviar de cabeça para o fundo do gol. Detalhe que essa foi a segunda assistência seguida do atacante pelo Leão.
Na etapa final, o Sport foi um primor de eficiência. Aos três, Zé Welison avançou para o ataque pelo lado direito e cruzou para Mikael no segundo poste. O centroavante rubro-negro ajeitou o corpo e soltou uma bomba com a poderosa perna esquerda. O décimo gol dele na temporada, que é o artilheiro do Leão.
Com a vantagem no placar, o time rubro-negro abaixou as linhas e passou a buscar os espaços deixados pelo time gaúcho. Já o Juventude partiu para cima do clube pernambucano. E quase diminui a vantagem. Paulinho Bóia, em jogada individual pelo lado esquerdo, cortou para o meio e acertou o travessão.
Na jogada seguinte, Everaldo arrancou pela ponta direita, passou pelo lado, puxou para perna esquerda e colocou Douglas para trabalhar. Bem na marcação, o Sport quase não foi ameaçado pelo adversário e passou a levar mais perigo no ataque. Teve até gol anulado de Mikael. E quando a maré está boa, o gol não vem apenas de um jeito.
Aos 23, Sander cobrou falta pela esquerda e Chico subiu mais alto que a defesa gaúcha para sacramentar. Como não poderia ser diferente, o Sport deixou a marcação ainda mais compactada e o Juventude foi para o tudo ou nada. Aos 34, Paulinho Bóia descontou de pênalti, mas não teve jeito. Vitória do Leão! A primeira sequência do time rubro-negro, que bateu o Grêmio na rodada anterior.
FICHA DO JOGO – SPORT 3X1 JUVENTUDE
Sport – Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison e Hernanes (Pedro); Gustavo (Chico), Everaldo (Paulinho Moccelin) e Mikael (Tréllez). Técnico: Gustavo Florentín.
Juventude – Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Quintero e William Matheus; Jadson (Wescley), Dawhan e Guilherme Castilho (Ricardinho); Capixaba (Paulinho Bóia), Sorriso (Wagner) e Roberson (Nico Castillo). Técnico: Marquinhos Santos.
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata-PE. Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC). Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC). Gols: Zé Welison aos 35′ do 1ºT e Mikael aos 3′, Chico aos 23′ e Paulinho Boia aos 34′ do segundo tempo. Cartões amarelos: Hernanes, Chico e Everaldo (Sport). Michel e Wagner (Juventude). Público: 1.219 torcedores.