Governo do Estado promove ação de empregabilidade para pessoas com deficiência

27/10/21

Imprensa SDSCJ 
blogfolhadosertao.com.br

Mais de 80 pessoas com deficiência participam nesta quarta-feira (27) da primeira fase da seleção para ocupar vagas de vendedor em uma rede de farmácias

A Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promove nesta quarta-feira (27) a primeira fase do processo seletivo para vagas de atendimento em uma rede nacional de farmácias. Mais de 80 pessoas da Região Metropolitana do Recife foram convidadas para a seleção, que acontece em dois grupos, às 9h e às 14h, no auditório do prédio anexo da SDSCJ, na rua Gervásio Pires, 399, Boa Vista.

 

A ação, coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), é uma das estratégias construídas para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estimular que as empresas cumpram com o percentual de funcionários determinado pela Lei de Cotas e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Com essa parceria, auxiliamos as empresas a cumprir a legislação estabelecida. Mas, o mais importante é fazer com que elas entendam a necessidade de se ter uma ambiente mais humano, plural e representativo. Esse é um papel social que é de responsabilidade de todos os cidadãos, e o Governo do Estado está atuando para sensibilizar os empresários e contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”,  destaca o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.

 

A triagem das pessoas que irão participar desse processo foi feita a partir do banco de currículos do setor de Empregabilidade, da Sead, sistema que armazena o perfil profissional de mais de 400 pessoas com deficiência do Estado. De acordo com a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, foi feita a análise dos perfis que se encaixavam na vaga solicitada e o encaminhamento dos nomes para a empresa. Ela destaca que durante o processo, a equipe da Sead estará disponível para auxiliar o grupo. “Seremos a ponte que liga às pessoas com deficiência às empresas, proporcionando aos mesmos um espaço de encontro e explicações sobre o  BPC (Benefício da Prestação Continuada), por exemplo, orientando sobre a redução, a perca ou permanência, avaliando caso a caso. Além disso, nossa busca é para destacar a importância social que o trabalho exerce e conscientizar as corporações sobre a necessidade constante de modernização, pluralidade e diversidade, apontando para os resultados positivos que é ter uma equipe com perfis diversos atuando para o crescimento da empresa”, ressalta.

 

A gestora aponta que a ação vai permitir que o órgão faça um levantamento das necessidades de qualificação profissional das pessoas que participarem do processo seletivo. “A única contrapartida que exigimos da empresa é um relatório sobre a situação de cada um dos não classificados, para que possamos direcionar as atividades de qualificação que nós, enquanto Secretaria, precisaremos promover para ajudar o grupo a corrigir as dificuldade de capacitação e, assim, incluí-los em uma outra empresa parceira em um outro processo seletivo”, afirma.

 

Sead Empregabilidade – Para as pessoas com deficiência que querem encaminhar currículos para a Sead, o órgão disponibiliza o Whatsapp (81) 98147-4810 ou o email empregapcd@gmail.com, além do contato da Ouvidoria Social, que atende através do 0800 081 4421.

BPC – O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo por mês às pessoas com deficiência e aos idosos com 65 anos ou mais que não consigam se sustentar ou ter seu sustento provido pela família. Entre os requisitos para receber o BPC, o interessado precisa ter renda de até 25% do valor do salário mínimo por pessoa da família.

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