Alepe: Colegiado de Educação instala comissão organizadora do centenário de Paulo Freire

15/10/20

AscomAlepe/blogfolhadosertao.com

 

 

A comissão responsável por organizar as homenagens do centenário de nascimento do educador Paulo Freire em Pernambuco foi instalada, nesta quarta, durante reunião da Comissão de Educação da Alepe, realizada por videoconferência. O grupo é composto por nove integrantes, sendo três deputados da Assembleia Legislativa.

A oportunidade de revisitar a obra freireana foi destacada pela representante da Mesa Diretora, deputada Teresa Leitão, do PT: “Um debate proativo, um debate importante, que revele à juventude, à sociedade, aos nossos alunos da Rede, aos trabalhadores em educação, de fato, a importância de Paulo Freire para a educação, para o pensamento filosófico, sobretudo para uma resistência, como ele mesmo diz, de esperançar”.

Representante da Secretaria de Educação, Ana Selva acredita que a comissão vai potencializar o trabalho que já vem sendo planejado para vivenciar o pensamento freireano nas unidades escolares durante todo o ano de 2021. Coordenadora da Cátedra Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco, Eliete Santiago  pontuou a responsabilidade de comemorar o centenário de Paulo Freire justamente em Pernambuc0: “É aqui o berço de nascimento do cidadão pernambucano e cidadão do mundo, mas também o berço das suas ideias, a tecitura da pedagogia do oprimido. Então Paulo Freire é um cidadão do mundo sem tirar os pés do Recife.

Também integram a comissão Maria Ieda Nogueira, pelo Conselho Estadual de Educação, e Roziane Fernandes, pela Companhia Editora de Pernambuco, além dos deputados Romário Dias, do PSD, presidente da Comissão de Educação, e Professor Paulo Dutra, do PSB, membro do Colegiado. Representantes do Centro Paulo Freire e da Universidade Federal Rural de Pernambuco completam o grupo. Esta comissão deve se reunir em local que permita respeitar o distanciamento social para planejar as ações. Resolução da Alepe aprovada no último mês de setembro dedica o ano de 2021 ao Patrono da Educação do Brasil. Paulo Freire nasceu no Recife, no dia 19 de setembro de 1921.

 

Deixe um comentário