Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

14/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

Bolsonaro diz a forrozeiros que ‘é proibido usar máscara’ no Planalto

 

A imprensa destaca hoje  que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou  ontem  ( segunda-feira (13) a forrozeiros que é “proibido” usar máscara no Palácio do Planalto. O equipamento de proteção é recomendado por autoridades de saúde como forma de ajudar a evitar a transmissão do vírus da Covid-19.   A declaração ocorreu ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, quando o chefe do Executivo recebia um grupo de artistas nordestinos durante uma apresentação de forró, momentos antes de um evento no Planalto, que comemorou o dia do Forró, o aniversário de Luiz Gonzaga e em reconhecimento do ritmo como Patrimônio Cultural do Brasil.  As imagens foram postadas nas redes sociais do presidente em uma live. “Aqui é proibido usar máscara”, disse o presidente, apontando a um dos presentes. O presidente escuta: “Eita”. E em seguida emenda: “Filma mesmo, filma”. A Covid-19 já matou mais de 600 mil pessoas no país e o mundo e o Brasil enfrenta o surgimento de uma nova cepa, a ômicron. Além de tecer críticas pelo combate ao vírus por medidas como lockdown, o presidente frequentemente critica o passaporte vacinal até mesmo para viajantes vindos de outros países e se nega a se imunizar contra a doença.  Significa que o Brasil está sob o comando (político-administrativo)  de um sujeito que contraria todas as recomendações feitas no mundo inteiro (por autoridades sanitárias internacionais)  que buscam preservar a vida  no enfrentamento da Covid 19 e outras variantes que estão tirando o sono de muita gente.   As ações nada recomendáveis de Bolsonaro são próprias de uma pessoa  que quer “aparecer” na mídia de qualquer forma, mas de fato ele precisa de um exame de sanidade e abandonar   a vida pública. Ele tem tempo para isto !  (Machado Freire )

 

1 – A Rede D’Or São Luiz está com inscrições abertas para o seu 2º Programa de Trainee. São 16 vagas para todo o país, para cargos de liderança ou especialista na área de operação hospitalar. https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/rede-dor-abre-vagas-em-todo-o-brasil-para-programa-trainee-saiba-como-se-inscrever/28635/

2 – Após chuvas, Bahia tem onze mortes e 51 cidades em emergência. São 220 mil pessoas afetadas pelos temporais e deslizamentos; 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. Chuvas no norte de Minas Gerais já deixaram duas mortes e 1.800 desabrigados.

3 – Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac – afirmou que sistema que causa precipitações no Grande Recife é diferente do responsável pelas chuvas que causaram prejuízos e mortes no sul da Bahia. Chuvas deve prosseguir durante o dia de hoje de forma mais amena.

4 – Governo Federal deve zerar fila do Auxílio Brasil neste ano, afirma João Roma, ministro da Cidadania. Mais 2 milhões de pessoas devem receber benefício, que já começou a ser pago.

 

Jornalista Ivan Maurício

Câmara dos Deputados aprovou, ontem, texto-base de projeto que permite volta das ferrovias privadas. 9 primeiros contratos de autorização ferroviária já foram assinados, entre eles o trecho da Transnordestina que liga o porto de Suape ao Piauí.

Presidente Jair Bolsonaro oficializou ontem (dia do nascimento de Luiz Gonzaga) o Forró com o título de Patrimônio Cultural do Brasil durante evento ocorrido no Palácio do Planalto. Estavam presentes Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba, Mano Walter, Vicentinho do Arcordeon, entre outros.

 

Prefeito João Campos contrata BNDES para ‘privatizar’ Parques da Jaqueira, Capibaribe, Santana, Caiara, Macaxeira e Dona Lindu. Trata-se de concessão administrativa revela o blog de Jamildo Melo.

Contrariando o voto popular, editores da Time escolhem Elon Musk. Presidente Jair Bolsonaro havia sido eleito como a ‘Personalidade do Ano’ com nove milhões de votos na pesquisa.

Internado há duas semanas, o ex-presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) Rubinho Valença, faleceu, ontem, aos 56 anos. Rubem de Souza Valença Filho era advogado, compositor, poeta e produtor cultural. Durante sua gestão na Fundarpe foi criado o Festival de Inverno de Garanhuns. Causa da morte não foi divulgada.

TELEVISÃO

Jornal Nacional perdeu mais de 40% dos aparelhos de TV ligados no país neste século. Então, ao menos duas em cada cinco TVs que em 2001 sintonizavam o principal telejornal da Globo no horário nobre, deixaram de fazê-lo nos últimos 20 anos.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Aquecimento global e Co2 estão ampliando florestas, dizem especialistas. Um estudo da Nature mostrou que nos últimos 35 anos o planeta teve aumento de cobertura florestal em mais de 2,24 milhões de quilômetros quadrados. Especialistas apontam relação com Co2. Nature é uma revista científica interdisciplinar britânica, publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869.

CASO PEDRO EURICO

Em nova entrevista a Rede Globo, a ex-mulher do Pedro Eurico, Maria Eduarda Marques de Carvalho contou como se iniciavam os inúmeros episódios de violência que sofreu durante mais de 20 anos por parte do ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos. Conta que sofreu violência sexual e que levava cusparadas no rosto. Pedro Eurico foi indiciado por cinco crimes: estupro consumado, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva. Pedro Eurico nega agressões e diz que tudo é uma disputa por patrimônio, embora tenha sido casado com separação parcial de bens.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/12/13/quando-ele-via-que-eu-era-firme-numa-posicao-ai-ele-partia-para-a-violencia-para-o-chute-diz-ex-mulher-do-ex-secretario-pedro-eurico.ghtml

Tribunal de Justiça de Pernambuco participou delegação ao XIII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado no Palácio da Justiça, em Teresina, sede do Tribunal de Justiça do Piauí. Logo em seguida o Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu a Pedro Eurico o Prêmio Justiça Social.

CASO BEATRIZ

Pedindo justiça, caminhada dos pais da menina Beatriz Angélica recebe apoio em cidades do Sertão. A menina foi assassinada com 42 facadas dentro do colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina no dia 10 de dezembro de 2015 e até agora ninguém foi preso. Os pais da criança estão caminhando há uma semana (FOTO), de Petrolina com destino a Recife. A intenção é cobrar respostas sobre as investigações do crime.

ECONOMIA NO BRASIL

Depois de 35 semanas de alta, mercado reduz estimativa de inflação. Inflação oficial do país, deve terminar 2021 em 10,05%. A previsão anterior era 10,18%.

FINANÇAS

Pix bate novo recorde de transações diárias: 50,3 milhões.

NEGÓCIOS NO BRASIL
Companhia de alimentos JBS adquiriu 100% do Grupo King’s — dono de uma marca premium de charcutaria italiana. O investimento é de US$ 92,5 milhões (quase R$ 520 milhões).

Exportações de ovos brasileiros crescem 86%, aponta Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo. O levantamento revela que a quantidade embarcada chegou a quase 9 mil toneladas nos últimos 11 meses.

SUAS EXCELÊNCIAS

Pros e Podemos estão entre os partidos que resolveram gastar o dinheiro público do Fundo Partidário para instalar suas sedes nacionais em mansões fabulosas. No caso do Pros, cujo proprietário usou recursos extraídos do bolso do pagador de impostos até para comprar helicóptero, revela o jornalista Cláudio Humberto.

POLÍTICA

Jones Manoel lança pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB.

CARTEL

Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade e Polícia Federal investigam cartel de empresas que prestam serviços de coleta de lixo hospitalar no Distrito Federal e em 7 estados, inclusive Pernambuco. Suspeita é que empresas combinavam preços e condições para obter vantagens em licitações.

COVID EM PERNAMBUCO

Sem registrar casos leves devido ataque a sites do Ministério da Saúde, Pernambuco confirmou. Ontem, mais dez infecções por Covid e cinco mortes. Óbitos ocorreram entre o dia 27 de abril de 2020 e 12 de dezembro de 2021 – um intervalo de 594 dias.

Recife premia quem tomou vacina contra Covid-19 com celulares. A partir da primeira aplicação, morador cadastrado no Conecta Recife começa a concorrer a um dos 90 aparelhos do programa. Sorteios são diários e vão até 30 de dezembro.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 48 mortes e 2.082 novos casos.

Ministério da Saúde sofre novo ataque de hackers; rede interna ficou fora do ar.

AGU – Advocacia Geral da União – recorre de decisão de ministro Luís Roberto Barroso e pede que Supremo aceite ‘comprovante de recuperação’ da Covid.

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – começa a cobrar certificado de vacinação para entrada no país. Agência atende a decisão do Supremo Tribunal Federal, que proibiu a entrada de não vacinados pelas fronteiras.

COVID NO MUNDO

Reino Unido confirma 1ª morte ligada à Ômicron.

Argentina tem alta de 61% nos casos de Covid-19 nas últimas 2 semanas.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Somando a primeira, a segunda, a dose única e a dose de reforço são 320.579.489 doses aplicadas desde o começo da vacinação. Mais que os Estados Unidos.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:
https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[01:50, 14/12/2021] Ivan Mauricio: País da menina Beatriz fazem caminhada de Petrolina até o Recife pedindo justiça. Beatriz foi assassinada dentro do colégio em 2015 e até agora ninguém foi preso.

Deixe um comentário