Milhares de ovos da Merenda Escolar de Salgueiro vão parar no lixo

11/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

O grupo de vereadores da  oposição  denunciou o fato, mas não responsabilizou  o prefeito Marcones Sá  nem pediu  a exoneração   do secretário de Educação, Marcelo Sá

 

Estima-se em 150 mil   a quantidade de ovos  (vencidos) localizados no depósito da Prefeitura de Salgueiro

 

Uma cena inusitada  e absurda- jamais registrada  na história do município,  aconteceu ontem (10) em  Salgueiro, cidade -polo do Sertão Central: milhares de ovos (calcula-se em 150 mil)   que  integravam  cardápio da Merenda Escolar  foram recolhidos pela  Vigilância Sanitária   e levados   para o aterro sanitário que recebe  o    lixo  da cidade, porque tinha  “perdido o prazo de validade”.

O fato foi  denunciado  à imprensa por um grupo de vereadores da bancada da oposição      com filmagens dos alimentos tidos como  “vencidos” ( e que estavam  guardados  em um depósito da Prefeitura)  nas redes sociais e emissoras de rádio da cidade.

Os  parlamentares   acompanharam o transporte e  “descarte” dos alimentos -do depósito municipal para o aterro sanitário, em duas veículos da Prefeitura, informando  que   o kit da merenda , inclusive arroz,   foram adquiridos com recursos provenientes do  Plano Nacional da Educação Escolar -PNAE e perderam a validade. O vultoso estoque de alimentos  seria  destinado  à Merenda Escolar dos alunos da rede pública do município.

O grupo da  oposição não responsabilizou   o prefeito Marcones Sá  nem pediu  a exoneração   do secretário de Educação, Marcelo Sá.  Eles fizeram   uma acusação genérica  nas redes sociais: “Essa é a realidade que a nossa população tem vivido. Esse é o natal, tudo isso aqui vencido. Isso aqui é o que a gente vem denunciando todas as semanas na Câmara de Vereadores aqui de Salgueiro. A forma de fazer coisas. Isso aqui é o que a gente vem denunciando semana após semana. Dinheiro tem”.

Os parlamentares também não informaram se o caso foi levado à Delegacia da Polícia Federal (o programa é do Governo Federal) ,  Ministério Público e à Justiça.

 

Em nota, desculpa da Prefeitura Municipal de Salgueiro:

:

“A Prefeitura do Salgueiro vem esclarecer que, em virtude das últimas ocorrências com a merenda escolar, especificamente com as bandejas de ovos, produto que tem validade de 30 dias e foi entregue pelo fornecedor antes do prazo previsto, gerando estranheza à gestão municipal, que imediatamente encaminhou pedido de abertura de SINDICÂNCIA para apurar os fatos e, caso necessário, punir os que tiveram responsabilidade direta ou indireta com o controle desses alimentos.

De forma imediata, também, estamos AFASTANDO todos que possuem cargo comissionado e são responsáveis pelo almoxarifado da secretaria de educação, bem como instaurando Processo Administrativo Direto (PAD) contra os servidores efetivos responsáveis pelo controle de alimentos.”

Deixe um comentário