Reunião de Instalação marca início dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2021

01/02/21

Ascom/Alepe/blogfolhadosertaocom.br

 

Predio sede da Alepe

Os trabalhos da Assembleia Legislativa em 2021 foram oficialmente iniciados nesta segunda, com a Reunião de Instalação da Terceira Sessão Legislativa Ordinária, que corresponde ao terceiro ano de mandato dos deputados eleitos em 2018. No discurso de abertura, o presidente Eriberto Medeiros, do PP, disse que o começo da vacinação contra o novo coronavírus renova as esperanças de retorno à normalidade, mas acredita que o ano ainda será de muitos desafios.

Ele reforçou o compromisso da Casa com as pautas relativas à pandemia e com a manutenção do diálogo e ampliação de parcerias com outros poderes e órgãos em ações para a promoção da cidadania. “Temos absoluta certeza, senhoras e senhores, de que podemos contar com cada um dos senhores e das senhoras deputadas desta Casa, o corpo técnico, todos os funcionários, para que todos juntos possamos fazer essa travessia, levando sempre em consideração a saúde, a segurança e a dignidade humana de todos os cidadãos pernambucanos que contam conosco para isso e não irão se decepcionar de forma nenhuma com esta Casa”.

O governador Paulo Câmara encaminhou mensagem, lida pelo secretário da Casa Civil, José Francisco Cavalcanti Neto.  O texto trouxe dados da prestação de contas do Poder Executivo de 2020 e as estratégias para o quadriênio 2020-2023. “Mesmo com a pandemia atuando como fator de agravamento de uma crise econômica preexistente no país, nós nos empenhamos em manter e ampliar os avanços do Estado, sempre contando com a parceria importante e fundamental do Poder Legislativo. Os dados sistematizados no Relatório de Ação do Governo, que agora encaminhamos à Casa de Joaquim Nabuco, confirmam que estávamos no caminho certo. Revelam, por exemplo, que o Produto Interno Bruto de Pernambuco continua crescendo mais que o do Brasil ao longo dos últimos anos”.

Discursaram, ainda, os líderes das Bancadas do Governo e da Oposição.  À frente do bloco opositor, o deputado Antônio Coelho, do Democratas, elogiou a forma apartidária como foram tratadas as pautas relativas à pandemia no ano passado e destacou a  importância de observar o equilíbrio na composição dos Colegiados da Alepe para travar um bom diálogo. Já o líder governista Isaltino Nascimento, do PSB, lamentou os números da pandemia do novo coronavírus e enalteceu a atuação do Estado de Pernambuco na gestão da crise sanitária e econômica.

A reunião de instalação contou também com a posse dos novos membros da Mesa Diretora, eleitos no último mês de dezembro. O presidente Eriberto Medeiros, reconduzido ao cargo, e o primeiro vice-presidente, Aglailson Victor, do PSB, assinaram o livro de posse. Os demais eleitos tomaram posse de forma remota, seguindo o protocolo de distanciamento social.

Além do primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães, do PSB,  reconduzido ao cargo, assumiram os deputados Manoel Ferreira, do PSC, segundo vice-presidente;  Pastor Cleiton Collins, do PP, segundo-secretário; Rogério Leão, do PL, terceiro-secretário; e Alessandra Vieira, do PSDB, quarta-secretária. Os suplentes são Antônio Fernando, do PSC,  Simone Santana, do PSB,  Joel da Harpa, do PP, Henrique Queiroz Filho, do PL, Dulci Amorim, do PT,  Fabíola Cabral e Romero Albuquerque, ambos do PP.

Deixe um comentário