22/01/21
Por Machado Freire
blogfolhadosertao.com.br
A Prefeitura de Salgueiro informou, em comunicado oficial, que logo mais às 11 horas, em um encontro com a imprensa, vai anunciar o plano de vacinação e imunização contra a covid-19 . Pelo visto, o governo municipal vai tentar esclarecer as dificuldades (que todo o País passa neste momento) no enfrentamento de uma velha conhecida “briga do cobertor curto”: pouca vacina para muita gente.
Até o momento, o município – que conta com mais de 60 mil habitantes, recebeu menos de 3 mil doses da vacina CoronaVac destinadas, prioritariamente, para os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus ( em hospitais públicos e privados) , idosos que se encontram em abrigos, além de índios aldeados, etc.
Só que a quantidade recebida será para duas doses em cada pessoa que se enquadra nas exigências das autoridades de saúde, em todos os níveis. Coisa assim como “uma gota d’água no oceano”.
Na Salgueiro que continua com “palanques armados” (e isto não é nenhuma novidade), o fato do prefeito Marcones Sá (PSB) , que é médico, ter presidido o ato inaugural do programa de imunização no município, ao lado do vice Edilton Carvalho, e aplicado a primeira dose da vacina na idosa Joaquina Gomes dos Santos, 71 anos do Lar São Vicente de Paula, pode ter provocado algum “ desconforto” na oposição, uma vez o chefe do Executivo foi “beneficiado” politicamente com sua aparição na mídia.
Embora não tenha externado publicamente este sentimento, um grupo de vereadores da oposição deve ter assimilado aquele ato como uma exploração política por parte do prefeito que também fez um esforço físico ao retirar, ao lado do vice, uma caixa de vacinas do caminhão que trouxe a preciosa carga até Salgueiro .
A propósito, o blog Alvinho Patriota registrou o protesto feito pelo vereador oposicionista Henrique Sampaio : “Nós solicitamos uma audiência para mostrar a ele (prefeito Marcones Sá) algumas indicações nossas e ele não pôde nos atender. Nós encaminhamos um ofício para Marcones segunda-feira, solicitando uma audiência com ele, onde a sua secretária nos respondeu de modo até informal, dizendo que ele estaria viajando, só que nós tivemos conhecimento de que ele viajou ontem [quarta-feira], foi pra Recife ontem. Então ele estava aqui na terça-feira e não quis nos receber”.