Entre ‘punição’ e ausências, Legislativo e Executivo em Pernambuco alimentam discórdia

20/11/25

Betânia Santana –     http: //blogfolhdosertao.com.br

A recomendação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), para que a base na Assembleia Legislativa votasse contra a proposta de emenda constitucional (PEC), aumentando o montante de emendas parlamentares para 2% sobre a receita corrente líquida (RCL), teve repercussão imediata.

O presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), não deixou por menos. Decidiu “punir” o governo. Tirou a PEC da votação prevista para ontem. Mas tirou também o pedido de autorização do Executivo para outro empréstimo, desta vez de R$ 1,7 bilhão.

“Ela manda no Palácio das Princesas. Na Alepe, não”, retrucou. Achou pouco e já avisou. O projeto do governo, que tramita na Casa há cinco meses, não tem espaço fiscal para 2025. A ideia do governo era agilizar a liberação dos recursos para o próximo ano.

Mas o presidente da Alepe não titubeia: “Só vamos avaliar em fevereiro, depois do recesso, e se o estado tiver contratado empréstimos já autorizados, e feito entregas”, relatou, sem poupar críticas à gestão.

Horas antes, a governadora havia amenizado a nova queda de braço entre os Poderes. Negou a existência de outra crise entre Legislativo e Executivo e preferiu dizer que cada um estava cumprindo seu papel.

Mas decidiu não garantir quórum na sessão de ontem à tarde porque nova PEC, a 30/2025, foi colocada em discussão pela manhã na Comissão de Justiça.

Alegou que o assunto precisa ser aprofundado. Segundo a Mesa Diretora, a proposta é para adequar vários pontos da Constituição Estadual a novas regras federais.

Hospital e sugestões
O Hospital das Crianças, que seria entregue em dezembro de 2024, está com 80% da obra concluída. Ontem o prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi vistoriá-la com mães de crianças atípicas para que elas deem sugestões. A entrega está prevista para o 1º semestre de 2026. Se candidato ao governo, o gestor deixa o cargo até  abril.

Pauta reforçada
Assinatura de ordens de serviço para recuperar rodovias está na pauta da governadora Raquel Lyra (PSD) hoje, no Palácio. Serão contempladas as PEs-004 e 041, ligando o Grande Recife à Zona da Mata; e as PEs-064 e 076, no Litoral Sul. O secretário de Mobilidade, André Teixeira, acompanha o anúncio.

Policlínica e alívio
Há seis dias à frente da Polícia Civil, o delegado Felipe Monteiro diz que novas contratações fazem a polícia começar a respirar. Mas só um concurso, em 2026, trará alívio. Hoje, ao lado da governadora Raquel Lyra, inaugura a policlínica dos policiais, na Boa Vista.

Sem outro plano
O PSB não tem um ‘plano B’ para o governo de Pernambuco no próximo ano a não ser a candidatura do prefeito do Recife, João Campos, ao Palácio das Princesas. A declaração é do vereador Rinaldo Júnior à Rádio Folha. “É muito fácil enxergar quem está entregando.”

Deixe um comentário