Em Salgueiro: Prefeitura  encerra escutas presenciais para elaboração da LDO com audiência pública na Câmara de Vereadores

16/07/25

Ascom Salgueiro

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Prefeitura de Salgueiro encerra escutas presenciais para elaboração da LDO com audiência pública na Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Salgueiro realizou na noite desta terça-feira, 15, no plenário da Câmara de Vereadores, a última escuta presencial do programa “Salgueiro na Escuta – Venha construir Salgueiro no Ritmo do Desenvolvimento”.

 

O prefeito, Fabinho Lisandro((FOTO), o vice-prefeito, Emmanuel Sampaio, e todos os secretários do governo, além do Procurador e do Controlador, compareceram à casa legislativa para ouvir as demandas mais urgentes da população. O evento também contou com a participação do presidente da Casa Epitácio Alencar, Léo Parente, e de outros vereadores.

Assim como aconteceu nos distritos de Umãs, Pau Ferro, Conceição das Crioulas e Campinhos, onde foram realizadas escutas presenciais na semana passada, o governo municipal buscou ouvir as demandas mais prementes dos cidadãos. O objetivo é elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 em consonância com os anseios populares, definindo as prioridades no orçamento do governo para o próximo ano. Cláudio Glasi, diretor de Planejamento e Orçamento Participativo, foi o mediador do evento.

Na abertura da audiência, após as falas do prefeito e do vice-prefeito, o contador Jairo Luz, do Cespan (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Pública Municipal) ministrou uma palestra sobre a “Lei de Diretrizes Orçamentárias” e destacou a importância da escuta popular para a definição da LDO. “Um plano municipal que é direcionado para o cidadão, construído apenas em salas técnicas, tende a não funcionar. Por isso que a necessidade de ouvir o cidadão e ele dizer que na rua precisa o saneamento, precisa a iluminação, precisa o tapa-buraco. Então, o cidadão tem que provocar a gestão para que seja atacado o problema na base”, ressaltou.

Após a palestra, Cláudio facultou a fala para que os cidadãos presentes manifestassem as principais necessidades de suas comunidades. Foram mencionadas pautas referentes à infraestrutura urbana, iluminação das entradas da cidade, saúde, educação, segurança no trânsito, abastecimento e outras áreas da administração municipal. Os vereadores também tiveram oportunidade de falar e sugerir ações para a construção do projeto da LDO de 2026, que deve ser enviado à casa neste segundo semestre, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No encerramento da audiência, o prefeito enfatizou que a população tem que ter prioridade na administração pública. “Fabinho e Emmanuel têm o compromisso junto com os 15 vereadores de Salgueiro. Temos o compromisso de sermos transparentes, de sermos corretos e, sobretudo, a obrigação de sermos educados. Respeitamos as diferenças, mas também, sobretudo, respeitamos o nosso povo, que tem que ter prioridade na escuta, que tem que ter prioridade no orçamento”, disse, agradecendo a toda a equipe do governo presente no evento.

O programa “Salgueiro na Escuta” foi idealizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Planejamento e Orçamento Participativo. Além das escutas presenciais em todas as regiões do município, também conta com um formulário virtual disponibilizado no site da prefeitura.

Deixe um comentário