01/04/24
Ascom TJPE
http://blogfolhadosertao.com.br
Na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, propôs um voto de pesar em homenagem à jornalista e advogada Zenaide Barbosa (foto), aceito por unanimidade. A jornalista faleceu aos 81 anos.
Zenaide foi a primeira mulher a ocupar o cargo de editora-chefe em um jornal brasileiro. Durante 27 anos, ela trabalhou no Diario de Pernambuco, 19 dos quais como chefe de redação. Atuou também como assessora de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Ela sofreu um infarto fulminante em sua casa em Candeias, na manhã de sábado (30/3).
O desembargador Fernando Martins comentou sobre o profissionalismo e a personalidade da jornalista. “Na década de 70, eu trabalhei no Departamento de Publicidade do Diário de Pernambuco e foi a época em que conheci o trabalho de Zenaide Barbosa. Uma pessoa extraordinária e é muito merecida essa homenagem, que tenha a minha total concordância”, pontuou.
O magistrado Bartolomeu Bueno também falou sobre o voto de pesar e relembrou a época em que trabalhou com Zenaide Barbosa, na Corregedoria-Geral de Justiça do Judiciário estadual pernambucano. “Ela foi assessora de comunicação, no biênio 2010/2011, época em que fui corregedor. Só tenho elogios a tecer a ela: uma pessoa muito humana, excelente jornalista. Lamento profundamente a partida dessa grande profissional e amiga”, concluiu.