Pavimentando o caminho para 2026

21/10/25
Por Carlos André Carvalho (interino)
http://blogfolhadosertao.com.br
Gesto de João Campos indica uma preparação estratégica para a próxima disputa eleitoral majoritária
Atento a um possível salto para o Palácio do Campo das Princesas, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), potencial candidato ao governo do estado nas eleições do ano que vem, começa a demonstrar preocupações que extrapolam os limites municipais e abraçam pautas de alcance estadual. Um gesto neste sentido foi interceder, ontem, em favor do Polo de Confecções do Agreste em conversa por telefone com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Caso seja confirmada a elevação da tarifa de importação do poliéster, uma das fibras mais usadas na produção de roupas, o cluster têxtil pernambucano corre risco. A medida afeta a competitividade do polo, um dos maiores do Brasil e que gera emprego, renda e oportunidades para milhares de famílias. A movimentação de Campos indica uma preparação estratégica para a próxima disputa eleitoral majoritária. A postura de abordar temas mais amplos, que extrapolam a capital – e chegam ao Agreste –, funciona como um balão de ensaio para sua plataforma de governo. O Agreste, e em especial a cidade de Caruaru, registre-se, é o berço político e base eleitoral histórica da governadora Raquel Lyra (PSD), que tentará a reeleição em 2026.

Queiram ou não queiram os juízes, a transição – ou ampliação – discursiva e de agenda, da administração local para o debate estadual, é crucial para construir a imagem de um líder que quer governar o estado. O gesto do prefeito soa como uma busca de consolidar a liderança dele e mostrar que tem a capacidade e a visão necessárias para enfrentar os desafios de Pernambuco, pavimentando, assim, o caminho para uma candidatura ao governo do estado.

Preocupação
Antes do discurso inflamado que fez ontem contra o Executivo estadual no plenário da Alepe, o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), recebeu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar dos desdobramentos envolvendo a obra do Aeroporto de Caruaru. No encontro, demonstrou preocupação com a recusa do governo em receber recursos federais para a realização da obra, e registrou isso em post no Instagram.

Cassados e inelegíveis
lém de terem os mandatos cassados, o prefeito Edmilson da Bahia (PT) e o vice-prefeito Demilton Junior (PSB), de Correntes, no Agreste, estão inelegíveis por oito anos. A decisão é da Justiça Eleitoral da 59ª Zona de Correntes. Os dois foram responsabilizados por abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral.

Webinar da Amupe
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza hoje, às 10h, o webinar “Emendas Especiais (2020–2024): orientações para regularização do Relatório de Gestão”. Segundo a associação, 175 municípios têm pendências relacionadas à entrega do Relatório de Gestão no módulo “Transferências Especiais” da plataforma Transferegov. São 969 emendas e R$ 854,57 milhões em recursos que precisam ser devidamente comprovados.

ovados.

Deixe um comentário