21/07/25
STF monitora ex-presidente Jair Bolsonaro e popularidade de Lula avança
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também impôs restrições: não poderá usar redes sociais, manter contato com outros investigados nem aproximar-se de embaixadas.
As medidas, consideradas injustas e exageradas pela extrema-direita, animaram políticos do campo considerado mais progressista.
A postura contundente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em defesa da soberania brasileira, já mostrou uma alavancada em sua popularidade, segundo institutos de pesquisa.
Aliados de Lula também observam que as instituições saem fortalecidas, e a possibilidade de prisão de Bolsonaro é mais latente.
“A relação estreita de Trump e Bolsonaro, prejudicando a economia brasileira, diminui o ímpeto eleitoral bolsonarista. Com isso, o governo e a ala progressista trilham um caminho menos desfavorável nas próximas eleições”, avalia o cientista político Alex Ribeiro.
“A tornozeleira em Bolsonaro é muito mais do que um monitoramento judicial. Tornou-se um estandarte simbólico: para alguns, a justiça se concretiza; para outros, o sistema se retrai”, analisa.
Comando e ação
O vereador Osmar Ricardo assume em setembro a presidência do PT Recife. À Rádio Folha defendeu que a legenda avalie ação no governo João Campos. A Secretaria de Habitação (Felipe Cury) tem feito entregas e projetos. Mas a de Meio Ambiente (Oscar Barreto) perdeu força. Também acha que vale discutir mais espaço na prefeitura.
Festas e certificados
Dos 184 municípios pernambucanos, 131 fizeram festas juninas só com apoio do estado. Na segunda, o Ministério Público vai entregar certificados aos que detalharam despesas. Foram 3.498 artistas e R$ 306,3 milhões. No auditório da Esmape, na Joana Bezerra, às 15h.
Cidadãos
O prefeito do Recife, João Campos, recebe hoje o Título de Cidadão de Petrolândia, Sertão. Será no Projeto Apolônio Sales, zona rural, às 10h30. Outras homenagens ocorrerão nos próximos meses em Camaragibe, Garanhuns, Jaboatão e Olinda. Afogados da Ingazeira ainda vai votar o projeto.
Na reunião da SBPC, a senadora Teresa Leitão disse que a política não decepciona, o que decepciona são alguns políticos. “É preciso separar os que cumprem o papel republicano, de representatividade, daqueles para quem um dia a tornozeleira chega.”