SBPC se reúne no Recife pela sétima vez, renova fôlego e protagonismo político

17/07/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Ministra defende que comunidade acadêmica e científica se posicione diante de ameaças
A realização da 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ganha força em meio às discussões sobre a taxação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a importação de produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

Desde a abertura do evento, no domingo, o presidente da SBPC, Renato Janine, fez questão de destacar em seu discurso a importância da soberania brasileira.

O posicionamento foi endossado pela comunidade acadêmica e científica e corroborado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

“Não temos como nos inserir nas cadeias dinâmicas da economia global sem o domínio tecnológico. Então, é quase que uma relação intrínseca. Soberania e domínio tecnológico são coisas que se confundem. E nada mais legítimo do que a comunidade acadêmica científica para compreender o significado e o impacto que isso tem na vida do povo brasileiro”, reforçou a ministra em entrevista à Radio Folha.

Ao posicionar-se sobre uma política internacional com repercussões diretas no dia a dia dos brasileiros, a SBPC reassume seu protagonismo político, que já teve destaque durante a ditadura militar, andou meio esmorecido no governo passado e renovou o fôlego na terceira gestão do presidente Lula.

“A SBPC pode e deve cada vez mais se posicionar diante de ameaças, ainda mais quando se trata de uma ameaça ao interesse nacional”, enfatizou Luciana Santos, que celebra este ano as quatro décadas do ministério.

O encontro, que vai até sábado, é o sétimo no Recife e o primeiro na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Política e fé

O ano nem é eleitoral, mas é cada vez mais difícil dissociar política e fé. Ontem, na missa campal em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e o prefeito João Campos (PSB) subiram ao palco, como cristãos e gestores. Destacaram a devoção e pediram proteção ao povo.

Dificuldades
Na palestra do ministro da Educação, Camilo Santana, na reunião da SBPC, Priscila Krause questionou como se dá a integração da pasta com a de Ciência e Tecnologia. Falou do esforço do Estado e apontou que o Sudeste ainda é privilegiado na distribuição de recursos.

Soluções
Na mesma palestra, João Campos expôs as conquistas do Recife nas áreas de tecnologia e educação, mostrou disposição de estreitar laços com as universidades e apontou que o orçamento público deve ser construído não só pelo Executivo, mas pelo Brasil.

Direitos humanos
O advogado e ex-vereador Manoel Mattos passou a integrar o Livro de Aço dos Heróis e Heroínas da Pátria. O reconhecimento foi garantido com a aprovação do projeto de lei de autoria da senadora Teresa Leitão (PT), no Congresso Nacional.

Deixe um comentário