Na Alepe: Projetos que garantem direitos e auxílio social às pessoas com autismo são aprovados

09/05/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Comissão de Cidadania da Alepe aprovou, nesta quarta, diversas proposições que estabelecem direitos para pessoas com transtorno do espectro autista em Pernambuco. Obrigatoriedade de teste para diagnóstico precoce, penalidades contra discriminação e direcionamento de recursos para o auxílio social estão entre as temáticas dos projetos.

Relator de algumas das matérias aprovadas, o deputado Luciano Duque, do Solidariedade, disse que é importante legislar sobre os direitos das pessoas com autismo, já que faltam políticas públicas para atender a essa parcela da população. “De fato a gente está criando um arcabouço, uma legislação e o Governo do Estado de Pernambuco não tem nenhuma política que trate esse temaA gente precisa trazer essa discussão à baila com muita propriedade porque as mães de Pernambuco estão sofrendo muito pela falta de informação, de tratamento.”

De autoria do deputado João de Nadegi, do PV, um dos projetos inclui no Fundo Estadual de Assistência Social o auxílio às pessoas com autismo em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. Para isso, a proposição altera a lei estadual que criou o Fundo, em 1995.

O colegiado também aprovou substitutivo da Comissão de Justiça que unifica duas propostas – do deputado Eriberto Filho, do PSB, e do deputado licenciado Antônio Coelho, do União. O texto estabelece a obrigatoriedade da aplicação do questionário M-CHAT nas consultas pediátricas de acompanhamento em unidades de saúde públicas e privadas. O questionário permite o rastreamento de sinais precoces do autismo e deve ser aplicado durante os primeiros dezoito meses de vida.

Outro substitutivo aprovado prevê penalidades em caso de discriminação, exclusão ou assédio de pessoas autistas no ambiente de trabalho. A multa pode variar de 500 a 20 mil reais. A proposta inicial teve autoria de João Paulo Costa, do PCdoB.

Também recebeu aval projeto da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, com substitutivo da Comissão de Justiça, que garante o atendimento prioritário aos responsáveis legais das pessoas com autismo. A proposição estabelece a prioridade em lotéricas, instituições financeiras, unidades de saúde, órgãos públicos e demais estabelecimentos comerciais e de serviços mediante apresentação de documento comprobatório.

Presidente da Comissão de Cidadania, a deputada Dani Portela, do PSOL, afirmou que à medida que a conscientização aumenta, mais direitos e garantias podem ser reivindicados para as pessoas com deficiência e autismo. “Muita gente diz: ‘Ah, estão aparecendo muitas pessoas com deficiência, criança com autismo…’ Na verdade, essas pessoas sempre existiram, só que elas eram meio escondidas. A sociedade brasileira meio que velava. As famílias não tiravam das casas, não faziam terapia, não iam para as escolas. Então, no momento que a conscientização foi aumentando, as pessoas vão saindo. Essas mães têm que constranger, têm que levar para a rua porque vão lutar por direito. Não é favor.”

A reunião completa está disponível no canal da Alepe no Youtube.

 

Enchentes: Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios do Rio Grande do Sul

09/05/24

Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Enchentes causaram 105 mortes e 130 pessoas estão desaparecidas

O número de mortes em decorrência das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 105 no fim desta quarta-feira (8). Mais de 1,47 milhão de pessoas foram afetadas em 425 municípios do estado, o que corresponde a 85,5% das 497 cidades gaúchas.

Segundo dados da Defesa Civil estadual, 130 pessoas estão desaparecidas e 163 mil estão desalojadas, ou seja, pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Nos abrigos mantidos pelas prefeituras e pela sociedade civil estão 67,4 mil pessoas.

Há previsão da chegada de um ciclone extratropical no extremo sul do estado, com com chuvas de mais de 100 milímetros. A partir desta quinta-feira (9), a previsão é de tempo frio e seco na maior parte do estado.

As temperaturas devem cair, chegando a 4 graus Celsius (ºC) nas regiões mais frias. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 12ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência por causa das enchentes que atingem o estado.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, há risco de rompimento e é preciso que sejam adotadas medidas para preservação de vidas.

As barragens nessa situação são: Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves; Central Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga; São Miguel e do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves; e de Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

Já a Barragem Capané, em Cachoeira do Sul, está em nível de alerta, o que significa que os danos representam risco à segurança da barragem e exigem providências.

Segundo o governo do estado, as ações de resposta a todas esses cenários já estão em andamento.

DPVAT: Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

09/05/24
Por Agência Brasil
http://blogfolhadosertao.com.br
Proposta segue para sanção presidencial
Grave acidente na BR-232
O projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para donos de veículos para pagar indenizações por acidentes de trânsito, foi aprovado nesta quarta-feira (8) pelo plenário do Senado. A proposta segue para sanção presidencial.

O Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat) substitui o antigo Dpvat (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), que foi extinto em 2021. O seguro é usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, além de financiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de educação e prevenção de acidentes por meio da Secretaria Nacional de Trânsito.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado, esclareceu que o Dpvat não é um imposto, é um seguro solidário. Segundo ele, o valor do novo seguro ficará entre R$ 50 e R$ 60 por ano, sem diferença entre motos e veículos, para pessoas que sofrem acidentes.

Parlamentares da oposição se manifestaram contra a proposta do governo. Eduardo Girão (Novo-CE) disse que o cidadão brasileiro já paga imposto demais. “Ninguém aguenta mais taxas e impostos de algo que ninguém sentiu falta”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o governo quer aumentar a arrecadação aumentando impostos, sem se importar com a capacidade do cidadão de pagar.

A cobertura do seguro compreende indenização por morte e por invalidez, reembolso de despesas com assistências médicas medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas que não estejam disponíveis pelo SUS. Também inclui o pagamento de serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultem em invalidez parcial.

Histórico

Criado em 1974, o Dpvat era um seguro obrigatório destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional. A cobrança foi extinta em 2021, quando a Caixa assumiu a gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat no lugar da Seguradora Líder, que era um consórcio de empresas privadas. Na ocasião, havia um excedente em torno de R$ 4,3 bilhões, que permitiu a manutenção dos pagamentos do seguro às vítimas de acidentes de trânsito.

O pagamento das indenizações foi suspenso em novembro do ano passado, por falta de saldo no fundo do Dpvat. Com a aprovação do projeto, o seguro anual obrigatório voltará a ser cobrado dos proprietários de veículos e continuará a ser operado pela Caixa Econômica Federal.

Arcabouço Fiscal
Além de criar o Spvat, o PLP 233/2023 altera o novo arcabouço fiscal, antecipando em dois meses a permissão para a abertura de crédito suplementar em caso de superávit fiscal. A mudança permite uma elevação nas despesas da União de cerca de R$ 15,7 bilhões.

Durante a votação, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso, explicou que a antecipação é necessária para que o governo faça investimentos em saúde, em universidades federais e mantenha benefícios como auxílio gás e farmácia popular.

Número de mortes no Rio Grande do Sul sobe para 100

09/05/24

Por AFP

http://blogfolhaosertao.com.br

Mais informação: 372 pessoas ficaram feridas copy sharing buttone 128 estão desaparecidas

sharethis sharing button
Vista aérea de área alagada, incluindo parque de diversões, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
Vista aérea de área alagada, incluindo parque de diversões, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

O número de mortes pelas históricas enchentes no sul do Brasil alcançou, nesta quarta-feira (8), 100 mortos e as autoridades pedem aos afetados que não voltem para as zonas de risco.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos 100 pessoas morreram, 372 ficaram feridas e 128 estão desaparecidas nas inundações provocadas por transbordamento de rios após as chuvas torrenciais da última semana no estado do Rio Grande do Sul.

As autoridades insistiam nesta quarta-feira para que os habitantes não retornassem para as áreas de risco e alertavam sobre a possibilidade de instabilidade nos terrenos e de perigos para a saúde.

“As águas contaminadas podem transmitir doenças”, diz a jornalistas Sabrina Ribas, porta-voz da Defesa Civil.

Em mais de 400 municípios afetados, incluindo Porto Alegre, mais de 160.000 pessoas foram retiradas de suas casas por esse desastre climático, cuja violência especialistas e o governo brasileiro vinculam à mudança climática.

Prevenção: Recife é contemplado com R$ 126,8 milhões no Novo PAC Seleções

09/04/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Recursos serão utilizados pela Prefeitura em obras de urbanização e proteção de encostas

Recife é contemplado com R$ 126,8 milhões no Novo PAC Seleções | Tribuna  Online | Seu portal de Notícias

A Prefeitura do Recife assegurou junto ao Governo Federal R$ 126,8 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. Os recursos serão utilizados em sete obras de proteção de encostas e de urbanização de comunidades vulneráveis em diversos bairros da cidade.

“A Prefeitura do Recife fez o dever de casa e asseguramos mais R$ 126 milhões pra gente moer obra de urbanização e proteção de encostas no Recife, através do PAC Seleções do Governo Federal. Serão R$ 127 milhões para a urbanização e diversas melhorias nas comunidades do Cajueiro e Vila dos Milagres e quase R$ 20 milhões em outros 5 projetos que contemplam encostas em Dois Unidos, Nova Descoberta, Alto Santa Terezinha, Passarinho e Cohab. Este investimento chega para somar ao que já estamos investindo em ações para proteção da cidade, principalmente para os efeitos da chuva. Só na Ação Inverno que anunciamos este ano, vamos investir cerca de 315 milhões de reais e, com o ProMorar vamos urbanizar 40 comunidades e realizar obras em todas as encostas do Recife com o recurso de 2 bilhões que viabilizamos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Todo esse conjunto de investimentos e ações vão mudar o Recife e trazer mais proteção para todas as áreas de risco em morros da cidade”, ressaltou o prefeito João Campos.

Os recursos serão direcionados para a obras de urbanização no bairro de Cajueiro, em um valor total de R$ 57,5 milhões, e de proteção de encostas na Vila dos Milagres, onde serão investidos R$ 50 milhões. Além disso, cerca de R$ 20 milhões serão alocados para intervenções na UR-12 (R$ 308 mil), localizada na Cohab; no Córrego do Carroceiro, em Passarinho (R$ 308 mil); no Córrego do Inácio, em Nova Descoberta (R$ 477 mil); no Córrego Tancredo Neves, em Dois Unidos (R$ 10 milhões); e na região do Alto Santa Terezinha (R$ 760 mil).

No início de abril do ano passado, o prefeito João Campos e o presidente Lula  já tinham assinado a Ordem de Serviço para execução de 18 obras de contenção definitiva de encostas que vão beneficiar cerca de 3 mil pessoas moradoras da capital pernambucana, em um investimento de R$ 40 milhões advindos de um convênio firmado entre o Ministério das Cidades e a gestão municipal.

Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife já concluiu 96 obras de encostas nos morros e está executando mais 56 contenções na cidade. Além disso, a gestão municipal está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre os trabalhos, estão serviços de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.

Santa Cruz abre portas do Arruda para doações em prol das vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

08/05/24
Yuri Teixeira
http://blogfolhadosertao.com.br
Para interessados em ajudar financeiramente, Tricolor divulgou pix do governo gaúcho e do Banco de Alimentos do RS
Estádio do Arruda
Santa Cruz é mais um clube a abrir as portas, no intuito de ajudar a população do Rio Grande do Sul, que tem sido vítima das chuvas que vêm castigando o Estado desde o fim de abril.

Na noite desta terça-feira (7), o Tricolor anunciou que o Estádio do Arruda estará aberto para receber doações de alimentos não-perecíveis, além de roupas.

“Chuvas fortes afetaram e continuam afetando o estado do Rio Grande do Sul, deixando boa parte da população em situação de vulnerabilidade. Abrimos o nosso estádio para entrar na corrente e ajudar a quem precisa por lá. Com pouco ou muito, faça sua parte e alivie a situação de quem precisa”, postou o Santa.

Os interassados em ajudar a população gaúcha, através do clube coral, pode comparecer à casa tricolor de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. No sábado, as doações poderão ser feitas de 8h às 12h.

Aqueles que pretendem ajudar financeiramente, o Santa Cruz divulgou o pix do Governo do Rio Grande do Sul (CNPJ: 92.958.800/0001-38) e também o do Banco de Alimentos do estago gaúcho (CNPJ: 04.580.781/0001-91).

Lula: com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão

08/05/24
Agência Brasil
http://blogfolhadosertao.com.br

Segundo o presidente, objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços

“Fiz uma reunião com o ministro [do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar] Paulo Teixeira e com o ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Carlos Fávaro sobre a questão do preço do arroz e do feijão, porque estavam caros. Eu disse que não era possível a gente continuar com o preço caro. Alegaram que a área plantada estava diminuindo e que havia um problema do atraso da colheita no Rio Grande do Sul.”

“Agora, com a chuva, acho que nós atrasamos de vez a colheita do Rio Grande do Sul. Se for o caso, para equilibrar a produção, vamos ter que importar arroz, vamos ter que importar feijão. Para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha”, completou, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Presidente, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Brasil precisa do RS recuperado, diz Lula
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Lula concedeu entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Presidente, produzido pela EBC – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente voltou a afirmar que não faltarão recursos federais para atender às necessidades do estado, que vem sendo fortemente atingido por temporais e enchentes desde o fim de abril.

“O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul. É um estado muito importante do ponto de vista artístico, cultural, do trabalho, da nossa cultura. O que vamos fazer é devolver ao Rio Grande do Sul o que ele merece que seja devolvido para poder tocar a vida”, afirmou.

Lula destacou que a meta do governo federal é não permitir que a burocracia crie entraves para a liberação de recursos ao estado. “A dificuldade inicial é que nenhum prefeito, o governador disse isso com todas as letras no último domingo, tem noção do estrago que foi feito. Por enquanto, as pessoas imaginam, pensam. Mas a gente só vai ter o estado real quando a água baixar e a gente ver o que aconteceu de fato no Rio Grande do Sul.”

Sobre o projeto de decreto legislativo, enviado pelo governo federal, que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e já aprovado pela Câmara dos Depurados, Lula avaliou que a proposta é iniciar a liberação de recursos por meio dos ministérios.

“O Ministério da Saúde pode liberar recurso, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério da Educação. Vai liberando recurso de acordo com as necessidades fundamentais que são colocar a criança na escola, colocar as pessoas no hospital, a compra de remédio, de combustível, de água, de comida. Esse dinheiro vai saindo normalmente pelo ministério, sem muita burocracia.”

“O que eu posso garantir é que há 100% de vontade da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário para que a gente facilite o máximo possível os recursos”, disse. “Os ministérios têm estrutura nos estados, mas queremos trabalhar junto com as secretarias do estado”, completou, ao citar a recuperação de estradas federais e mesmo estaduais.

“O emergencial vai ser liberado a partir de hoje. Vários ministérios já têm autorização para começar a liberar os recursos iniciais para os primeiros socorros. Depois, a gente vai trabalhar junto com o governador um projeto”, concluiu.

Fundef Pernambuco: professores começam a receber 3ª parcela dos precatórios hoje (8)

08/05/24

Por Adelmo Lucena

http://blogfolhadosertao.com.br

O Estado irá distribuir mais de R$ 1,5 bilhão para os professores da rede estadual de ensino
copy sharing button
sharethis sharing button
Entre os dias 15 e 21 de abril foi possível atualizar os dados e contestar o Governo do Estado (Foto: Divulgação)
Entre os dias 15 e 21 de abril foi possível atualizar os dados e contestar o Governo do Estado (Foto: Divulgação)
Os professores e herdeiros começam a receber a terceira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) nesta quarta-feira (8). Serão R$ 1.523.525.804,82 destinados aos profissionais de educação da rede estadual de ensino.
Os profissionais de educação irão receber a quantia de forma aleatória, como ocorreu nos últimos pagamentos, segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE). Além disso, a pasta ressalta que os herdeiros podem receber o valor referente à terceira parcela se estiverem com o alvará e demais documentos de identificação em dia.
Entre os dias 15 e 21 de abril foi possível atualizar os dados e contestar o Governo do Estado.
O repasse do precatório do Fundef é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre 1997 e 2006.
O extinto Fundef (Lei 9.424/96) destinava 60% dos recursos para pagamento de salários de profissionais da educação.
Confira o cronograma de pagamento dos próximos meses:
Maio – 08 e 17
Junho – 21
Julho – 19
Agosto – 23
Setembro – 20
Outubro – 18
Novembro – 22
Dezembro – 20

Vitória do Governo: Projeto é aprovado na Alepe e Pernambuco vai extinguir faixas salariais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

07/05/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Projeto de lei apresentado pelo Governo do Estado foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa por 41 votos a 1
Miniatura do anexo
 
Apresentado pela governadora Raquel Lyra como uma das medidas do programa Juntos Pela Segurança, o projeto de lei número 1671 foi aprovado na tarde desta terça-feira (7),  em votação no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o projeto, o compromisso é extinguir as faixas e reajustar o valor dos soldos. No soldo inicial para a base da carreira (soldados da faixa “A”), passará, já no próximo mês, de R$ 3.419,88 para R$ 4.406,41. A partir de 2026, quando se conclui o processo de extinção das faixas, o valor inicial da carreira em Pernambuco passará a ser de R$ 5.617,92.
 
“A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nos dois turnos, por 41 votos a 1, o projeto de lei que extingue as faixas salariais e reestrutura as carreiras militares em Pernambuco. A gente estava muito confiante nessa vitória, porque trabalhamos mais de um ano para conseguir apresentar o melhor projeto. Tínhamos certeza que, ao final de tudo, contaríamos com a imensa maioria da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ganham a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, dentro do nosso compromisso, através do Juntos Pela Segurança, de fortalecer as nossas forças operacionais de polícia”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
O projeto de lei das faixas salariais é um pleito antigo dos policiais e bombeiros e foi enviado para a Alepe pela governadora em março deste ano. A iniciativa prevê a extinção progressiva das faixas, entre junho de 2024 e junho de 2026, com aumento significativo do salário médio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
 
Ao apresentar o projeto, o Governo do Estado levou em consideração o caixa estadual para conseguir viabilizar, com responsabilidade e transparência, o efetivo fim das faixas salariais.
 
CONCURSOS – No fim de abril, o Governo do Estado divulgou o edital do concurso da Polícia Científica de Pernambuco, com 213 vagas. Desse total, 77 são para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. As inscrições podem ser feitas até 3 de junho. Além desse concurso, a gestão estadual já realizou concursos para preenchimento de 5.250 vagas para a Polícia Militar e 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. O concurso da Polícia Civil, cujas provas também já foram realizadas, prevê 445 vagas, que podem chegar ao dobro de acordo com o aditivo ao edital publicado posteriormente.
 
Fotos:  Miva Filho

Suape ganha mais competitividade com dragagem do canal externo

07/05/24
Comunicação – Suape 
http://blogfolhadosertao.com.br

Com profundidade de 20 metros, o sexto atracadouro público brasileiro em movimentação de carga eleva eficiência portuária do Nordeste

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Com a conclusão da dragagem do canal externo, que resultou no aprofundamento para 20 metros, o Porto de Suape completa fase importante na busca de maior eficiência operacional. Inicia-se agora nova fase que consiste no balizamento do canal e homologação da nova profundidade na Marinha do Brasil. Suape é o sexto  atracadouro público em movimentação de carga, contabilizando, em 2023, 23.982.451 toneladas.

Uma vez concluída essa etapa, estimada em três meses, o atracadouro estará apto a receber embarcações de grande porte, a exemplo do petroleiro Suezmax, em sua capacidade máxima. A intervenção foi concluída após quatro meses de serviço com o uso de dragas de última geração. Com localização estratégica, Suape consolida-se como uma das principais opções portuárias do país.

“De fundamental importância para garantir a infraestrutura e eficiência necessária, a dragagem do canal externo, no curto prazo, vai potencializar a operação dos terminais de granéis líquidos e, consequentemente, da Refinaria Abreu e Lima, que anunciou, recentemente, obras de ampliação com a conclusão do primeiro trem e construção do segundo, o que praticamente dobrará a capacidade de refino, atraindo mais operações para nosso atracadouro. ”, pontua o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

De acordo com o gestor da estatal portuária, a intervenção incrementará a movimentação de outros tipos de mercadoria, como contêineres, veículos, carga geral, granéis minerais e vegetais. “Junto com a dragagem do canal interno, que deverá estar pronta até o primeiro trimestre de 2025, o porto reunirá as condições necessárias para que as embarcações possam atracar com a carga máxima também nos berços internos. Isso trará mais competitividade para Suape e benefícios para os operadores de cais público”, sublinha.

ANTECIPAÇÃO

Iniciada em 1º de dezembro de 2023, a complementação da dragagem do canal externo teve custo de R$ 140 milhões e resultou na remoção de 1.700.000 metros cúbicos de sedimentos, seguindo rigoroso cronograma de atividades licenciadas pelos órgãos intervenientes. “Tudo transcorreu dentro do esperado e a obra foi entregue um mês antes do prazo estipulado. Estamos felizes por ter concluído essa tão esperada obra para o nosso complexo e toda região de influência”, enfatizou a titular da Diretoria de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.