Na Alepe: Comissões aprovam estímulo a enfermeiros e a policiais inativos reaproveitados

04/04/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Alepe - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

Comissão de Administração Pública acatou  pareceres favoráveis a três proposições relacionadas aos profissionais da enfermagem, nesta quarta. As matérias são de autoria do deputado Gilmar Júnior, do PV.

A primeira cria a Política Estadual do Primeiro Emprego para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, instituindo diretrizes de desenvolvimento profissional e empreendedorismo para os recém-formados. O texto recebeu o aval dos deputados com emenda modificativa apresentada pela Comissão de Justiça.

Já o segundo projeto estende para os profissionais de enfermagem a meia-entrada em eventos culturais, de lazer, e esportivos a partir de uma alteração na norma que já instituiu o benefício para professores.

A terceira proposição inclui o Dia Estadual dos Profissionais de Enfermagem Forense no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco. A matéria estabelece o dia 30 de julho para a homenagem.

O Projeto de Lei Complementar que reajusta a retribuição financeira de agentes e escrivães de Polícia Civil aposentados destacados para tarefas administrativas recebeu o aval da Comissão de Finanças, nesta quarta. O valor passa de 1.800 para 2.506 reais. A matéria do Poder Executivo também reduz o quantitativo de vagas, de oitocentas para setecentas, e foi relatada pelo deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL. Já o projeto que trata do aproveitamento de inativos militares em tarefas de segurança e administrativas, que também estava na pauta da reunião, teve a votação adiada para a próxima semana.

A matéria reajusta o valor para a atribuição de guarda patrimonial e cria trezentas vagas de guarda de Organização Militar Estadual, com retribuição de 1.700 reais, e outras trezentas vagas de auxiliar administrativo com retribuição de 1.600 reais. Com isso, o total de militares inativos designados pode passar para 4.034, caso o projeto seja aprovado.

Deixe um comentário