Especial de domingo: Não governa, golpeia

22/05/22

blogfolhadosertao.com.br

Por Luciano Siqueira, portal Vermelho *

    Parece até escusado insistir no que a cada instante é mais evidente: a absoluta predileção do presidente da República pela geração de atritos institucionais em detrimento de suas responsabilidades de governante.  Mas é preciso denunciar continuadamente isto.  Para que o golpismo não passe, absurdamente, a fazer parte da paisagem.

 

Não pode ser visto com naturalidade, algo compatível com a ordem constitucional. Sob pena de permitirmos a reedição da ditadura.

A expressão disso a essa altura é nítida: a cada dia mais evidente a tendência a ver frustrada sua intenção de se reeleger, procura por todos os meios negar a lisura do pleito a acontecer em outubro.

Fosse um torneio de futebol de várzea, estaria claro para todos os contendores: ele quer “melar” a competição porque sabe que vai perder e não aceita voltar para casa derrotado.

A jogada do momento é provocar um processo, por suposto abuso de poder, contra o ministro do STF Alexandre Moraes — justamente o próximo presidente do TSE que presidirá o pleito.

A denúncia não foi aceita pelo STF e Bolsonaro tenta agora o processo através da Procuradoria Geral da República.

Manobra que lhe possibilite adiante arguir a suspeição de Alexandre Moraes à testa do Tribunal Superior Eleitoral. E, por extensão, reforçar a “evidência” de que o resultado das urnas não deva ser validado.

E basta uma olhada rápida sobre a agenda do presidente para constatar essa obviedade: ele pouco governa, golpeia.

Tentativa mal engendrada de repetir aqui o que tentou o derrotado ex-presidente Donald Trump nos EUA.

O que recomenda às oposições combinarem uma dupla articulação: a busca das alianças partidárias e sociais que lhes reforcem; e a ampla convergência na resistência ao golpe.

É possível? Tem que ser.

Principalmente da parte da larga coligação que se forma em torno da candidatura de Lula, segundo as pesquisas com maior chance de sucesso.

Infelizmente é isso: no início da terceira década do século 20, no Brasil será preciso “ganhar — e levar”.

Com muita luta.
.
Veja: Bolsonaro age como derrotado https://bit.ly/3wzziDL

  • Luciano Siqueira é médico, ex-deputado e ex-vice prefeito do Recife

Deixe um comentário