De novo, Bolsonaro ! Presidente pergunta a apoiador negro se ele pesa “mais de sete ‘rrobas” e diz: Sabia que já fui processado por isso” ?

Bolsonaro em cerimônia para hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada em 20 de abril de 2022. — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro em cerimônia para hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada em 20 de abril de 2022. — Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) perguntou a um apoiador negro no cercadinho do Palácio do Alvorada se ele pesava “mais de sete arrobas”. Bolsonaro aparece em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (12) por um canal bolsonarista.

“Tu pesa quanto? Mais de sete arrobas, né? (risos)”, disse o presidente para o homem, em vídeo transmitido por um canal bolsonarista. Bolsonaro em seguida faz referência ao processo da PGR: “Sabia que já eu fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas”.

Serjão Oliveira e Bolsonaro, que perguntou se ele pesava 'sete arrobas' — Foto: Reprodução/Redes sociais
Serjão Oliveira e Bolsonaro, que perguntou se ele pesava ‘sete arrobas’ — Foto: Reprodução/Redes sociais

O apoiador é Serjão Oliveira (PTB), presidente da Câmara Municipal de Holambra, em São Paulo. Serjão postou foto do encontro com o presidente em 2 de maio. No vídeo divulgado nesta quinta pelo canal bolsonarista não há a informação de quando foi gravado.

Palestra na Hebraica

Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) em abril de 2018 em razão de falas consideradas racistas numa palestra que fez em 2017 no Clube Hebraica do Rio de Janeiro.

Na ocasião, disse que, se eleito presidente, não destinará recursos para ONGs e que não vai ter “um centímetro demarcado” para reservas indígenas ou quilombolas.

E acrescentou: “Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. […] Eu fui num quilombo, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”.

O julgamento na Primeira Turma do STF foi em setembro de 2018. O voto decisivo para arquivar a denúncia da PGR foi do ministro Alexandre de Moraes –para quem as declarações de Bolsonaro, embora “grosseiras” e “vulgares”, não extrapolaram para um discurso de ódio.

Deixe um comentário