Cenário pré-eleitoral no Brasil e em Pernambuco motiva pronunciamentos no Plenário da Alepe

12/05/22

scomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

O lançamento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República foi o tema do pronunciamento do deputado João Paulo, do PT, durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta. Ele participou do evento que lançou a chapa do ex-presidente para o próximo pleito presidencial e disse estar otimista com a candidatura. “Estávamos todos ali diante de algo maior, da esperança de trazer o Brasil de volta à normalidade democrática e ao mesmo tempo com o olhar para um futuro de mais dignidade, igualdade, desenvolvimento sustentável e de respeito aos que são constantemente desrespeitados pelo atual governo.”

O parlamentar também prestou solidariedade aos moradores das palafitas do Pina, na Zona Sul do Recife, vítimas de um incêndio que atingiu cerca de 30 famílias. Sobre o tema, o deputado Alberto Feitosa, do PL, afirmou que a atual gestão do PSB trata a população de forma sub-humana e que a redução dos investimentos em política habitacional causou a tragédia.

Alberto Feitosa também se posicionou sobre as próximas eleições estaduais, demonstrando apoio ao pré-candidato do PL, Anderson Ferreira. O deputado afirmou que está participando do núcleo que organiza as propostas de governo do partido e auxiliando com projetos legislativos, especialmente para a redução tributária. “Nós apresentamos um projeto de lei nesta Casa para ser discutido, peço o apoio de todos, que dispõe sobre a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Já mostra para o que vem o Anderson Ferreira,  dizendo: ‘eu vou administrar o Estado e não precisa sangrar a população não’.”

A credibilidade das urnas eletrônicas foi defendida pelo deputado Isaltino Nascimento, do PSB. O parlamentar afirmou que o processo eleitoral brasileiro é seguro e não deveria ser questionado, especialmente pelo atual presidente da República. “Entendemos nós a necessidade de que, a despeito de nossas visões ideológicas e políticas, possamos entender a necessidade de que a urna eletrônica é algo muito importante, é algo que dá segurança ao eleitor, que permite que a democracia possa ser exercida de forma plena e tranquila.”

A participação de uma comitiva do Governo do Estado na Conferência do Clima das Nações Unidas, na Escócia, no ano passado, foi questionada pela deputada Priscila Krause, do Cidadania. A parlamentar criticou o fato dos documentos da viagem terem sido classificados como sigilosos e disse que o governador Paulo Câmara atua de forma contraditória. “Um Governo que se diz, no discurso, comprometido com o meio ambiente, mas que pega os recursos da compensação ambiental e desvia para fins diversos; que se diz comprometido com a transparência, estabelece sigilo para informações que devem ser corriqueiras na administração pública e que deveriam estar no Portal da Transparência é de uma contradição que espanta todos nós.”

O anúncio da construção de um centro de hemodiálise em Caruaru, no Agreste Central, foi comemorado pelo deputado José Queiroz, do PDT. Ele afirmou que a iniciativa diminui os custos e o deslocamento da população que precisa ser atendida. Agora, o parlamentar espera a abertura de um curso de medicina da Universidade de Pernambuco no município.

A celeridade na implantação do projeto “Janelas para o Rio”, que prevê um parque ambiental nas margens do Rio Ipojuca, em Caruaru, foi a defesa do deputado Tony Gel, do PSB. O parlamentar disse que fez indicação nesse sentido ao Governo do Estado. Ele espera que o rio seja despoluído e o projeto expandido para outras bacias de Pernambuco.

A audiência pública sobre a segurança e o aumento da violência em Pernambuco, nesta quarta, foi abordada pelo deputado Erick Lessa, do PP. Ele convidou os colegas para o evento e lembrou que a existência de uma comissão permanente sobre o tema é uma conquista da atual legislatura.

A articulação para conseguir investimentos destinados a Cabrobó, no Sertão do São Francisco, foi registrada pelo deputado João Paulo Costa, do PCdoB. Ele destacou a atuação conjunta com o prefeito do município para angariar recursos para obras na área de educação e infraestrutura na cidade.

Deixe um comentário