Aprovação do piso salarial de enfermagem repercute no Plenário da Alepe

11/05/22

Ascom/Alepe

blogfolhadosertao.com.br

Alepe - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

Plenário da Alepe

A aprovação do projeto de lei federal que cria um piso para o salário dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras foi comemorado pelos parlamentares que se pronunciaram sobre o tema durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, realizada nesta terça. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados, na última semana, prevê o valor de quatro mil setecentos e cinquenta reais para os profissionais que atuam nos serviços públicos e privados de saúde. 70% desse valor deve ser pago aos técnicos e 50% para os auxiliares.

O deputado João Paulo, do PT, celebrou a conquista da categoria. “Foi uma vitória arrasadora, de uma categoria que lutou, em meio a outra luta gigante no combate à pandemia do coronavírus, negligenciada pelo próprio Governo Federal.” O deputado João Paulo Costa, do PCdoB, também se pronunciou, afirmando que é um importante passo para o reconhecimento dos serviços prestados pelos trabalhadores. A proposta seguiu para sanção ou veto presidencial.

O incêndio que atingiu cerca de 30 palafitas no Pina, na Zona Sul do Recife, foi repercutido pela deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL. A parlamentar cobrou uma política habitacional efetiva para a população que ocupa as áreas de mangue e mora de forma precária. “Já são várias décadas sem uma política habitacional decente, tanto no Recife quanto no estado de Pernambuco. O que existe, senhores deputados, de moradia popular na capital pernambucana tem sido com recursos do Governo Federal que vêm a conta-gotas, porque todo mundo sabe que o único projeto de habitação que tinha no Brasil, foi cortado 98%. Por outro lado, a gestão municipal não tem assumido a responsabilidade de criar alternativas e isso deixa a população desamparada.”

A necessidade de revitalização da PE 571, no Sertão do São Francisco, foi a defesa do deputado José Queiroz, do PDT. O parlamentar solicitou a inclusão das obras da rodovia no Plano Retomada, do Governo do Estado, depois da visita de uma comitiva do município de Santa Maria da Boa Vista, que defendeu o pleito.

O Decreto Municipal que dispensa o alvará de funcionamento para todas as igrejas do Recife, de qualquer denominação, foi registrado pelo deputado Adalto Santos, do PP. Ele explicou que a mudança ocorreu com a ampliação das atividades classificadas de baixo risco e beneficia as agremiações religiosas.

O projeto de criação do Memorial da Democracia, no Sítio da Trindade, no Recife, foi celebrado pela deputada Teresa Leitão, do PT. Ela afirmou que o espaço é necessário para o resgate histórico do combate à ditadura no País. “Um regime que extinguiu liberdades, direitos e promoveu a violência. Sequestrou, torturou, estuprou e matou cidadãs e cidadãos. Uma época que precisa ser lembrada, para que jamais se repita.”

Com a retomada das obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, o deputado Tony Gel, do PSB, sugeriu que o Hospital Jesus Nazareno, no mesmo município, seja direcionado para o atendimento pediátrico. Ele fez uma indicação nesse sentido ao Governo do Estado e pediu o apoio dos colegas.

O anúncio de repasses estaduais para a área da saúde foi registrado pelo deputado Rodrigo Novaes, do PSB. O parlamentar afirmou que cerca de 220 milhões de reais do Governo do Estado vão ser destinados para os 184 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Deixe um comentário