28/10/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
João Campos defende trabalho conjunto em aeroporto, após Raquel Lyra dizer que fará obra sozinha em Caruaru
Há 15 dias, a gestora recusou ajuda do governo federal e anunciou que assumirá sozinha a reforma do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste: R$ 138 milhões.
Ontem, o prefeito correu para ajustar a agenda, atrasou em uma hora o início do anúncio de R$ 580 milhões de investimentos no Plano de Desenvolvimento Imobiliário e no projeto do Terminal Intermodal do Aeroporto do Recife, fez autoridades esticarem os discursos, mas chegou.
Chegou para dizer que “o trabalho em conjunto é sempre muito melhor que o trabalho individual”. Enalteceu a iniciativa privada, o governo do presidente Lula, as ações do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que a governadora não citou na ocasião, referindo-se apenas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.
João Campos também prometeu criar um grupo de trabalho, que será comandado pelo vice-prefeito, Victor Marques, para monitorar e acelerar obras que na capital estão diretamente ligadas à modernização do aeroporto, como a dragagem do Rio Tejipió, e intervenções para evitar alagamentos em avenidas no entorno do aeroporto.
“Um investimento de 600 milhões de reais e 15 mil empregos. Isso é um sonho para qualquer cidade. Para a gente é uma realidade”.
O Aeroporto do Recife é administrado pela Aena e as obras devem começar no início do próximo ano.
Mais um gesto
No último dia à frente da gestão, o governador em exercício, desembargador Ricardo Paes Barreto, deve sancionar o projeto das cotas raciais para 30% das vagas em concursos no estado. A sugestão é do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que está nas agendas desde sexta. Hoje, Paes Barreto vai a Caruaru, Garanhuns e Nazaré.
Retomada
Após 15 dias em missão à China e à Dinamarca, Raquel Lyra reassume o governo amanhã. À tarde, participa de evento para marcar o Dia do Servidor; entrega reformada a casa onde viveu o compositor Capiba, que vira memorial, e vai à Casa Cor, no Bairro do Recife.
Espera
Com a dificuldade do Republicanos de formar chapa para a Alepe, o deputado Mário Ricardo aguarda. “Silvio Costa Filho diz que a vida dele depende do presidente Lula. E a minha depende dele (do ministro)”. Tem recebido convites, mas não queria mudar de legenda.
Inquietação
Diferentemente dos outros dois deputados do PV na Alepe, o enfermeiro Gilmar Júnior não se coloca como base do governo. Sabe da força que tem junto à categoria, e à Rádio Folha admitiu estar conversando com outros partidos. Não descarta sair da legenda.
