24/10/25
Presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto assume interinamente o governo do estado
A decisão da governadora de se afastar, respeitando e incentivando a ascensão do líder do TJPE, simboliza a harmonia e independência do Executivo e do Legislativo com o Judiciário. O gesto de ceder o comando temporário ao Poder constitucionalmente responsável por dirimir conflitos, reforça a cultura de diálogo e cooperação institucional, essencial para o desenvolvimento do estado.
Por outro lado, ao aceitar a missão, Ricardo Paes Barreto demonstra dedicação e comprometimento com as necessidades da população pernambucana. A atuação do desembargador, ainda que breve, garante que a máquina pública continue funcionando sob comando de notório saber jurídico e vasta experiência administrativa, como demonstrou em maio do ano passado, quando substituiu, também interinamente, o prefeito João Campos (PSB), que partiu para uma missão oficial em Boston, nos Estados Unidos.
Trocando em miúdos, a transição temporária de comando para o presidente do TJPE não se traduz apenas numa formalidade, mas em um evento que celebra a maturidade política de Pernambuco, a confiança mútua entre os Poderes, além do compromisso inabalável com a continuidade dos serviços essenciais do estado.
Réveillon
Do prefeito João Campos, ontem, no lançamento da “Virada Recife 2026”, a festa de fim de ano da capital pernambucana: “Não se consegue fazer tudo de uma cidade em quatro anos, em oito anos, não dá. Mas todo dia, quando eu chego em casa penso assim: ‘Meu Deus, eu fiz tudo o que eu podia?’ E tenho que ter feito tudo o que eu podia. Então, dá para fazer o maior réveillon da história do Recife”
Presença
Ex-secretário de Turismo e Lazer do Recife, o deputado Antonio Coelho (União Brasil) marcou presença no anúncio das atrações do réveillon da cidade. A parceria com a iniciativa privada começou a valer a partir da gestão dele, em 2023. Ficou no cargo até novembro do ano passado. O modelo se repete pela terceira vez este ano.
Resgate
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o cônsul-geral em Lisboa e ex-embaixador da Palestina Alessandro Candeas estarão no Recife no dia 24 de novembro. Participarão de um vento promovido pelo Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), na Faculdade de Direito do Recife (FDR). Vão falar sobre os bastidores da experiência arriscada e delicada do resgate de cidadãos brasileiros na Faixa de Gaza em 2023, episódio que marcou a diplomacia humanitária do Brasil. Na ocasião, Candeas, ex-aluno da FDR, lançará o livro “Peregrinação e Guerra – Anotações de um diplomata na Terra Santa”.
