18/10/25
Diario de Pernambuco
http://blogfolhadosertao.com.br
Ao todo, estado tem 77 notificações de casos suspeitos

Casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco seguem em investigação (Foto: Governo de SP)
Pernambuco contabilizou, nesta sexta-feira (17), mais seis casos suspeitos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, nos municípios de Paulista, Jaboatão, Orobó, Mirandiba e Recife. Com essas notificações, o total chega a 77 casos registrados, sendo 73 no estado.
Entre os 73 casos em Pernambuco, três já foram confirmados como intoxicação por metanol, 43 foram descartados e os demais seguem em investigação. Quinze pessoas chegaram a ser internadas, incluindo quatro que posteriormente tiveram os casos descartados, e 37 receberam alta médica (um confirmado e 30 descartados).
Até o momento, foram registrados 11 óbitos, sendo dois confirmados e três descartados.
Os primeiros casos suspeitos em Pernambuco ocorreram nos municípios de Lajedo e João Alfredo, no agreste, onde duas mortes e um caso de complicações visuais foram confirmados. Em resposta, as autoridades estaduais e municipais intensificaram a fiscalização, apreenderam bebidas suspeitas, interditaram estabelecimentos e reforçaram a atuação da vigilância sanitária.
Em localidades como Olinda, mesmo sem casos confirmados, inspeções preventivas já foram iniciadas no comércio de bebidas
Até agora, o Brasil registrou 41 casos confirmados, 107 em investigação e 469 suspeitas descartadas.
SES-PE confirmou óbito de paciente residente em Lajedo, internado por suspeita de intoxicação por metanol (Canva/reprodução)