PF encontra arsenal escondido em bunker na mansão do influenciador Buzeira, no interior de SP

16/10/25

Por Isabela LeiteRodrigo Rodrigues, GloboNews e g1 SP — São Paulo

http://blogfolhadosertao.com.br

Quem é Buzeira, influencer preso pela PF em operação contra lavagem de dinheiro

Quem é Buzeira, influencer preso pela PF em operação contra lavagem de dinheiro

Polícia Federal (PF) encontrou um arsenal de armas na mansão do influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira. As armas estavam em um quarto de difícil acesso, semelhante a um bunker.

Ele foi preso na manhã desta terça-feira (14) em sua mansão em Igaratá, interior de São Paulo, durante uma operação que apura um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas em quatro estados.

No local, foram encontrados fuzis, pistola, carregadores, mira holográfica, radiocomunicadores e uma farda igual à do Centro de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. Havia também armas semelhatantes as de airsoft.

A PF consultou os registros das armas e confirmou que todas que foram apreendidas estavam registradas no nome de Buzeira, que tinha autorização para comprá-las como colecionador, atirador e caçador (CAC). As armas, no entanto, não serão devolvidas por enquanto e serão analisadas. A PF deve pedir a cassação do registro.

Armas encontradas na casa do influencer Buzeira em Igaratá, no interior de São Paulo. — Foto: Reprodução/GloboNews

Armas encontradas na casa do influencer Buzeira em Igaratá, no interior de São Paulo. — Foto: Reprodução/GloboNews

O que diz a defesa do influencer

 

Por meio de nota, o advogado criminalista Jonas Reis, que cuida da defesa do influencer, disse que “não há, até o presente momento, qualquer elemento concreto que comprove envolvimento do influenciador em atividades ilícitas”.

Segundo o advogado, Bruno Alexssander Souza Silva “é trabalhador, possui residência fixa, fonte de renda lícita e atua há anos de forma pública e transparente nas redes sociais, sendo reconhecido nacionalmente por sua atividade profissional como criador de conteúdo digital”.

“A defesa confia no pleno esclarecimento dos fatos e na Justiça Brasileira, reafirmando que não há, até o presente momento, qualquer elemento concreto que comprove envolvimento do influenciador em atividades ilícitas. Reiteramos o pedido de respeito à presunção de inocência, ao devido processo legal e à imagem do investigado, evitando-se especulações e julgamentos precipitados”, afirmou a nota.

Armas encontradas na casa do influencer Buzeira em Igaratá, no interior de São Paulo. — Foto: Montagem/g1/Reprodução/GloboNews

Armas encontradas na casa do influencer Buzeira em Igaratá, no interior de São Paulo. — Foto: Montagem/g1/Reprodução/GloboNews

Quem é Buzeira?

A investigação aponta que o influencer é ligado ao empresário e contador Rodrigo Morgado, que, segundo a investigação, administrava o dinheiro do esquema criminoso e favoreceu o influencer. Os valores do esquema podem ter sido direcionados para o setor de apostas eletrônicas, as chamadas bets.

Com 28 anos e mais de 15 milhões de seguidores no Instagram, Buzeira já tinha sido alvo de uma operação da Polícia Civil de São Paulo em fevereiro deste ano.

Ele ficou famoso nas redes sociais promovendo rifas e sorteios de carros, artigos de luxo e outras ações promocionais. O influencer também é conhecido por ostentar carros de luxo, joias, relógios caros e até helicópteros.

Na época, a polícia paulista já tinha cumprido mandados expedidos pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da capital em endereços ligados a ele no município de Mogi das Cruzes.

Por meio de uma rede social, o influenciador digital afirmou na ocasião que a ação policial tinha como objetivo esclarecer a compra de um carro associado a outras pessoas que ele não conhecia.

“Tive que ir à delegacia justificar. Estavam me associando a coisas com as quais eu não tinha nada a ver. Infelizmente, não tem o que fazer. A polícia… o papel dela é investigar, e o meu papel é esclarecer as dúvidas que eles têm em relação a mim. Comprei um carro, e esse carro estava associado a outras pessoas que eu não conhecia. Resumindo, eu tive que ir lá me justificar. Certo? Então, foi isso que aconteceu e é marcha no QR”, explicou o influenciador na postagem da época.

Segundo o boletim de ocorrência, na casa de Buzeira, localizada em um condomínio de alto padrão em Mogi, os policiais apreenderam uma placa de um carro de luxo, uma carta de um banco indicando o encerramento de uma conta dele em Miami, nos Estados Unidos, e duas notificações de multa de outros dois carros de luxo.

Amizades

 

O influencer Buzeira com o amigo carioca, o rapper Oruam. — Foto: Reprodução/Instagram

O influencer Buzeira com o amigo carioca, o rapper Oruam. — Foto: Reprodução/Instagram

Os dois são constantemente vistos em eventos públicos e viagens, onde troca abraços, beijos e muita brincadeira.

Na época da prisão de Oruam, Buzeira foi um dos influencers que compartilharam a campanha de libertação dele.

Operação Narco Bet

 

Polícai Federal apreende carros importados durante a 'Operação Narco Bet', na manhã desta terça-feira (14). — Foto: Divulgação/PF

Polícai Federal apreende carros importados durante a ‘Operação Narco Bet’, na manhã desta terça-feira (14). — Foto: Divulgação/PF

Na Operação Narco Bet, foram expedidos onze ordens de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em quatro estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Carros de luxo importados, joias e dinheiro em espécie estão entre os itens apreendidos.

As medidas judiciais incluem ainda o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões.

 

A Operação Narco Bet conta com apoio e cooperação da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), responsável pela execução de medida cautelar de prisão contra um dos investigados, atualmente localizado em território alemão.

A ação é desdobramento da Operação Narco Vela, que mirou a repressão ao tráfico de entorpecentes por via marítima, a partir do litoral brasileiro.

O influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, ostenta joias, dinheiro e relógios caros nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Instagram

O influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, ostenta joias, dinheiro e relógios caros nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Instagram

As investigações indicam que o grupo criminoso usava criptomoedas e enviava recursos para contas no exterior para tentar esconder a origem do dinheiro ilícito.

Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional, segundo os investigadores federais.

Buzeira tem mais de 12 milhões de seguidores em uma rede social — Foto: Reprodução/Redes sociais

Buzeira tem mais de 12 milhões de seguidores em uma rede social — Foto: Reprodução/Redes sociais

Relógio e dinheiro apreendido pela 'Operação Narco Bet', da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (14). — Foto: Divulgação/PF

Relógio e dinheiro apreendido pela ‘Operação Narco Bet’, da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (14). — Foto: Divulgação/PF

Íntegra da nota da defesa de Bruno Alexssander Souza Silva

“A defesa do influenciador Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, vem a público esclarecer que ainda não teve acesso integral aos autos da Operação Narco Bet, deflagrada nesta terça-feira (14/10).

Neste momento, é prematuro qualquer julgamento ou ilação. Bruno é trabalhador, possui residência fixa, fonte de renda lícita e atua há anos de forma pública e transparente nas redes sociais, sendo reconhecido nacionalmente por sua atividade profissional como criador de conteúdo digital.

A defesa confia no pleno esclarecimento dos fatos e na Justiça Brasileira, reafirmando que não há, até o presente momento, qualquer elemento concreto que comprove envolvimento do influenciador em atividades ilícitas.

Reiteramos o pedido de respeito à presunção de inocência, ao devido processo legal e à imagem do investigado, evitando-se especulações e julgamentos precipitados.”

Deixe um comentário