28/01/24
Yuri Teixeira
http://blogfolhadosertao.com.br
Resultado fez o Timbu assumir a liderança do Estadual, com 11 pontos
O jogo
Se antes da bola rolar, a torcida tricolor fazia a festa e ofuscava a alvirrubra dentro do Arruda, logo aos dois minutos de jogo, a do Timbu explodiu de alegria silenciando os corais presentes. Na primeira boa chance da partida, Júlio César cobrou falta na área e Marcos Júnior, livre, subiu para colocar o Náutico em vantagem no clássico.
O gol no início jogou um balde de água fria no Santa, enquanto o Náutico passou a se sentir confortável no confronto. O Alvirrubro, inclusive, ficou perto de ampliar o placar. Aos 12 minutos, Rafael Vaz aproveitou a sobra e chutou no canto de André Luiz, que voou para fazer grande intervenção.
Reação coral
Precisando dar uma resposta ao torcedor, o Santa Cruz acordou aos 20 minutos. Em uma sequência de jogadas, igualou o jogo. Primeiro, em bela tabela entre João Diogo e Bortoluzo, o camisa 7 chutou de fora da área, mas Vagner espalmou para escanteio. Na cobrança curta, Matheus Melo levou no fundo e cruzou na medida para João Diogo ganhar por cima e mandar para o fundo das redes.
Na reta final do primeiro tempo, o Náutico ainda teve boa oportunidade com Ray Vanegas, mas o colombiano viu sua cabeçada passar rente ao poste direito de André Luiz.
Segunda etapa de um só time
Na volta do intervalo, Itamar Schulle e Allan Aal voltaram com mudanças no ataque, no intuito de dar fôlego aos seus sistemas ofensivos. Do lado tricolor, Felipe Cardoso deu vaga a Claudinei. Pelo Timbu, Júlio César foi sacado do time para a entrada de Kauan Santos.
Apesar das modificações, foi o Náutico quem marcava presença no campo de ataque, diante de um Santa Cruz abaixo fisicamente. Em bola enfiada por Patrick Allan para Evandro, o atacante ia sair na cara do gol, mas André Luiz se antecipou para afastar o perigo. Em seguida, Kauan Santos mandou na área e Danilo Belão, sozinho, conseguiu mandar para fora, longe da direção do gol. Com a zaga coral bem postada, Rafael Vaz arriscou de longe, mas viu André Luiz encaixar o chute sem dificuldades.
Com o time apático, Itamar Schulle lançou Lucas Bessa, João Victor e Gabriel Cardoso. As alterações, novamente, pouco surtiram efeito. O Náutico, por sua vez, com as entradas de Igor Pereira, Fernandinho, Thalissinho e Paulo Sérgio, melhorou ainda mais e foi premiado.
Aos 33, Paulo Sérgio tentou e André Luiz defendeu. Dois minutos mais tarde, Thalissinho ficou na cara do goleiro tricolor, que fez mais uma grande intervenção. Aos 37 minutos, entretanto, não teve jeito. A dupla alvirrubra foi decisiva. Thalissinho driblou a marcação e mandou no primeiro pau para Paulo Sérgio, com um leve toque, garantir os três pontos para o time da Rosa e Silva.
Ficha do jogo
Santa Cruz 1
André Luiz; Toty, Rafael Pereira, Paulo Cesar e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira (João Pedro), Caio Mello (Lucas Bessa), João Diogo e Matheus Melo; Felipe Cardoso (Claudinei) e Pedro Bortoluzo (Gabriel Cardoso). Técnico: Itamar Schülle.
Náutico 2
Vágner; Danilo Belão, Robson Reis, Rafael Vaz e Luiz Paulo; Lorran (Igor Pereira), Marcos Júnior e Patrick Allan (Thalissinho); Júlio César (Kauan Santos), Ray Vanegas (Fernandinho) e Evandro (Paulo Sérgio). Técnico: Allan Aal.
Local: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Fernando Antonio da Silva Junior
Gols: João Diogo, aos 21′ do 1T (STA); Marcos Júnior, aos 2′ do 1T, Paulo Sérgio, aos 37′ do 2T (NAU)
Cartões amarelos: Matheus Melo, João Diogo, Toty (STA); Robson Reis, Rafael Vaz, Paulo Sérgio, Luiz Paulo (NAU)
Público: 16.003 torcedores
Renda: R$ 358.610,00