Vinhuvafest 2025: prefeita Catharina Garziera apresenta a programação da 9ª Feira da Uva e do Vinho do Nordeste e anuncia as atrações da arena de shows do evento durante a inauguração da Praça Hermes Amorim

29/10/25

Por  Cinara Marques

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

O mistério acabou. Toda a programação da Vinhuvafest 2025, que acontece de 20 a 23 de novembro, em Lagoa Grande, no sertão pernambucano, inclusive com o anúncio das atrações artísticas da arena de shows da feira, foi apresentada à imprensa, convidados, autoridades e à população lagoa-grandense nesta terça-feira, 28, pela prefeita Catharina Garziera e o vice-prefeito, Olavo Marques.

Primeiro, às 17h30, no plenário da Câmara Municipal, a prefeita, também acompanhada do ex-prefeito Jorge Garziera (Secretário de Governo/Coordenador Geral da Vinhuvafest 2025) e Valman Rivas (Secretário de Representação Recife-Brasília), revelaram e, coletiva de imprensa, tudo o que vai ocorrer na Vinhuvafest 2025. Também estava presente a ex-prefeita Rose Garziera.

Logo após, por volta das 19h30, a prefeita e comitiva seguiram para a Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes), no coração de Lagoa Grande, para inaugurar e entregar ao povo lagoa-grandense um espaço totalmente requalificado, transformado em uma estrutura moderna, bonita, aconchegante e renovada. E foi na praça que a prefeita Catharina Garziera anunciou, para o público presente, as atrações artísticas do espaço Arena Vinhuvafest, que abrigará os shows do evento.

Entre os nomes anunciados, acabando de vez com o mistério, destaque para os artistas: Wesley Safadão, Léo Foguete, Eduardo Costa, Simone Mendes, Felipe Amorim, Matheus Fernandes, Almir (ex-The Fevers), o cantor gospel Gerson Rufino, além de artistas locais. Pela reação do público, a grade agradou em cheio e deve atrair muita gente ao Parque de Eventos da Uva e do Vinho, no centro da cidade.

Mas vale frisar que a festa faz parte da feira, que estará em sua 9ª edição e volta após 10 anos, tendo como foco principal ampliar as oportunidades de investimento e, com isso, atrair empresas, empregos e oportunidades para Lagoa Grande e toda a região vitivinícola do Vale do São Francisco. A prefeita Catharina Garziera foi enfática:

“A volta da Vinhuvafest só é possível porque os lagoa-grandenses abraçaram a festa. Nosso potencial está presente e os números estão aí pra provar isso. Neste retorno, a gente quer fazer ainda mais história”, disse Catharina. O ex-prefeito e criador da Vinhuvafest e do Polo Vitivinícola do Vale, Jorge Garziera, fez um relato histórico de como tudo começou e por que reunir feira, conhecimento, negócios e celebração em um mesmo espaço transformou economicamente a cidade e a região.

E isso, com Jorge, começou de fato há 50 anos, quando ele deixou Bento Gonçalves (RS) e veio transformar a terra seca do semiárido pernambucano em parreirais de uva e produtoras de vinhos de padrão internacional. “Tudo aconteceu porque tinha que acontecer. Depois desse início, nós tínhamos que vender nossos potenciais para gerar empregos, gerar vida. Já desde Santa Maria da Boa Vista, quando Lagoa Grande nem cidade era ainda. E como fazer isso? Plantando uva, produzindo vinho. Gerando emprego. E pra mim, aqui, emprego é uva”, disse Jorge.

PROGRAMAÇÃO

Uma mega estrutura está sendo montada no Parque da Uva e do Vinho, que também passa por uma repaginação completa. Segundo Valman Rivas, também coordenador da Vinhuvafest, no pavilhão de feiras haverá exposição com a presença de todas as vinícolas que formam o Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco. São nove indústrias, das quais cinco estão em Lagoa Grande, responsáveis por uma produção anual de 30 milhões de litros de vinhos, espumantes, frisantes, sucos naturais de uva, entre outros produtos.

As vinícolas também integram o roteiro do enoturismo — outra proposta principal da Vinhuvafest 2025, que busca a consolidação, ampliação e estruturação turística dessa que é a segunda maior região produtora de uvas e vinhos do país, com Lagoa Grande sendo conhecida como “Capital da Uva e do Vinho do Nordeste”.

Além das vinícolas, no pavilhão de feiras estarão outros estandes de instituições como o Vinhovasf (Instituto da Uva e do Vinho do Vale do São Francisco), que realiza a Vinhuvafest juntamente com a Prefeitura Municipal; das universidades e institutos federais; do Sistema S, como Sebrae e Senac, que estará com sua carreta de cursos; e dos estandes governamentais — Prefeituras, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Temos uma novidade: o Wine Jazz, um festival que reúne música, vinhos e um ambiente agradável no espaço de feiras do Parque da Uva e do Vinho. As palestras e seminários, visitas técnicas guiadas, degustação de vinhos, nossa gastronomia regional, roteiros turísticos e também outra presença importante, que será a feira da agricultura familiar. São muitas atrações para atrair um público de mais de 150 mil pessoas durante os quatro dias de programação”, completa Valman.

O secretário lembrou que as palestras, minicursos e seminários se dividirão entre o Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), em Lagoa Grande, espaço que comporta 320 pessoas sentadas, e os espaços do pavilhão de feiras, incluindo a Carreta do Senac e as rodadas de negócios.

“Também diariamente haverá a pisa da uva, um dos atrativos do roteiro do enoturismo que estará presente para que o público da Vinhuvafest possa conhecer como se produzia vinho antigamente. Será uma das atrações que deverá também fazer bastante sucesso”, avaliou Valman. Para finalizar, a prefeita Catharina Garziera fez um sincero agradecimento:

“Apresentamos as atrações musicais da Vinhuvafest na Praça Hermes Amorim, que também foi oficialmente inaugurada e entregue à população como um novo e lindo espaço para as famílias lagoa-grandenses. Na Câmara de Vereadores, registro, com os vereadores presentes, reforçando esse momento, realizamos a coletiva de imprensa e apresentamos a feira, mostrando todo o potencial da nossa cidade. Agradeço de coração a presença e o carinho de todos que fizeram parte desse dia tão especial para Lagoa Grande”, concluiu Catharina.

Também compareceram à programação, secretários municipais e integrantes do governo lagoa-grandense.
 

Deixe um comentário