26/10/25
Carolina Sott
http://blogfolhadosertao.com.br
Lula disse que ainda não recebeu exigências de Trump e mantém otimismo sobre acordo que pode aliviar tarifas contra o Brasil
O encontro de Lula e Trump está previsto para (hoje) domingo, na MalásiaFoto: Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/NDO presidente Lula (PT) afirmou neste sábado (25) que o governo brasileiro ainda não recebeu nenhuma exigência formal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reduzir ou retirar o tarifaço aplicado sobre produtos do Brasil.
“Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução”, disse Lula, durante entrevista a jornalistas na Malásia.
Trump acena, mas impõe condições
A declaração do presidente brasileiro veio após Trump afirmar, em conversa com repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One, que está aberto a revisar as tarifas impostas ao Brasil — mas apenas “sob certas condições”. Ele não detalhou quais seriam essas exigências
“Sim, sob as circunstâncias certas, seguramente”, respondeu Trump ao ser questionado sobre a possibilidade de aliviar o tarifaço, que hoje chega a 50% em alguns setores.
Lula garantiu que ainda não há exigências de nenhum dos dois lados da negociaçãoFoto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Encontro de Lula e Trump em “campo neutro”
O encontro de Lula e Trump deve acontecer neste domingo (26), à tarde, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, na Malásia. O local foi escolhido como um “campo neutro”, segundo diplomatas. Ainda não há definição sobre o formato do encontro nem se haverá uma sessão aberta à imprensa.
Nos bastidores, o governo brasileiro tenta evitar qualquer tipo de constrangimento público, embora assessores de Lula digam esperar um clima cordial, semelhante ao observado em contatos recentes entre os dois líderes.
“Espero que role. Vim aqui com disposição que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou Lula. “Tudo depende da conversa. Trabalho com otimismo que a gente possa encontrar uma solução.”