Janela partidária como saída para os impasses

18/10/25

Por Carlos André Carvalho (interino)

http://blogfolhadosertao.com.br

Em Pernambuco, alguns deputados já revelaram que vão mudar de legenda em março de 2026
A janela partidária é um tema recorrente e controverso na política brasileira. Trata-se do período de 30 dias – seis meses antes das eleições – que permite a parlamentares eleitos (deputados, no caso do ano que vem) mudarem de partido sem perder o mandato e concorrer ao pleito por outra sigla. Criada para conciliar a fidelidade partidária (o princípio de que o mandato pertence ao partido) com a liberdade dos políticos, a janela acarreta debates exaltados sobre seus benefícios e malefícios ao sistema democrático.

Em Pernambuco, alguns deputados e deputadas já adiantaram que vão dar adeus aos seus respectivos partidos em março do ano que vem, como Dani Portela, que sairá do PSOL para entrar no PT por questões internas na legenda a que pertence hoje. Também não é novidade que Izaias Régis e Débora Almeida, ambos da bancada governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e filiados ao PSDB, devem se juntar ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra (PSD). Ele vai tentar uma vaga na Câmara; ela, a reeleição.

Os deputados Luciano Duque, Fabrizio Ferraz, Gustavo Gouveia e Wanderson Florêncio, todos do Solidariedade, devem fazer as malas e correr para o Podemos. Um dos motivos é que o partido que os acolhe apoiará o prefeito João Campos (PSB) para governador em 2026. Caso semelhante é o da líder do governo na Assembleia, Socorro Pimental, que é do União Brasil, mas, com a concretização da federação União Progressista, pode ficar numa saia-justa se o bloco resolver apoiar Campos. Socorro, comenta-se, está só aguardando a decisão para resolver se fica ou não no União Brasil.

Joãozinho Tenório, do PRD, legenda que também tende a apoiar Campos em 2026, deve correr para o PSD porque está com Raquel. Como a política não é uma ciência exata, é possível que as coisas mudem até março de 2026, mas não custa nada projetar o que pode acontecer.

Agenda
A governadora em exercício Priscila Krause (PSD) recebeu ontem, no Palácio do Campo das Princesas, a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach. A visita, de caráter institucional e diplomático, marca as comemorações pelos 35 anos da Reunificação Alemã e reforça os laços históricos de cooperação entre estado e o país europeu. Pernambuco e Alemanha mantêm relações econômica, tecnológica e acadêmica. A Alemanha é o 8º maior investidor direto no Brasil, com mais de R$ 100 bilhões em investimentos, e referência global em pesquisa, desenvolvimento e combate à crise climática.

Hospital
O deputado estadual Antonio Coelho (UB) defendeu, ontem, em pronunciamento no plenário da Alepe, a construção de um hospital estadual regional em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Para ele, a proposta atenderia a uma necessidade urgente, legítima e inadiável da região, assegurando acesso a políticas públicas de saúde mais eficientes e próximas, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos até o Recife para serviços que deveriam estar disponíveis  lá no Sertão.

 

Deixe um comentário