Desabamento de residencial em Olinda deixa dois mortos e dez feridos

20/10/25

Thais Araújo

http://blogfolhadosertao.com.br

Idosa permanece soterrada; Corpo de Bombeiros segue realizando busca
Uma explosão teria sido a causa do desabamento de um conjunto residencial na Rua Bernardino Sena Dias, em Ouro Preto, Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A estrutura desmoronou por volta das 7h15 deste domingo (19) e deixou duas pessoas mortas e outras dez feridas – incluindo uma em estado grave. Um veículo do modelo Cruze, cor branca, foi atingido no porta-malas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o local tinha cinco casas no térreo e três no primeiro andar. No total, moravam 12 pessoas. A corporação enviou nove viaturas, entre unidades de resgate, salvamento e comando operacional, com um total de 33 bombeiros, além de equipes com cães de busca. O Instituto de Medicina Legal (IML) também atuou na ocorrência.

Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Melquizedek Calado, a operação se tornou complexa porque, assim que as equipes chegaram, foi difícil entender a descrição do ambiente, pelo fato de o local comportar muitas residências no mesmo espaço.

O major do Corpo de Bombeiros, Melquizedek Calado | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

“A gente precisava entender onde estava, mais ou menos, cada vítima. Depois, a dificuldade foi a retirada dos escombros”, complementou.

Morte
Uma das vítimas fatais da tragédia foi Cláudio José dos Anjos da Silva, de 40 anos, que morreu no local.

Amiga e ex-namorada de Cláudio, a garçonete Janaína Patrícia, de 38 anos, deu detalhes sobre como tomou conhecimento do ocorrido.

“Quando a irmã dele me ligou para dizer que aconteceu o fato, eu estava no trabalho. Ela disse que ele estava no Hospital da Restauração com 100% do corpo queimado e entubado. Já ficamos tristes. Quando eu fui para lá, ela falou que não era ele. Estávamos torcendo para que ele tivesse saído para jogar futebol, pela manhã, como sempre fez. Era o sentimento da gente”, declarou.

Com as pernas e cabeça feridas, a esposa de Cláudio apareceu no local, no começo da tarde. Ela não teve condições de gravar entrevista, mas se encontrava desesperada, sem acreditar no que aconteceu.

Outra vítima fatal
No terreno, os bombeiros intensificaram as buscas pela idosa cadeirante Luzinete dos Santos de Lima, de 69 anos, que era esposa de José de Lima e estava soterrada. No início da noite, o Corpo de Bombeiros informou que ela também foi a óbito.

Feridos
As pessoas levadas a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da RMR foram Vitória Gabryella Soares Ferreira de Freitas,Vanessa Sophya Soares Ferreira de Freitas e Maria José da Silva Santos.

José de Lima, de 67 anos, que era pedreiro, foi socorrido e levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Hospital da Restauração (HR), no centro do Recife, com 90% do corpo queimado. Ele se encontra internado em estado grave.

Já Genivaldo, Lia, Patrícia, André e Maria de Fatima Gomes Duarte foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não foram levados a unidades hospitalares, pois tiveram escoriações leves.

Outros dois moradores, identificados como João e Sandra, não estavam em casa no momento da tragédia.

Susto
Vizinho da frente, o servidor público Ednei do Nascimento, de 41 anos, relata que estava dormindo quando tudo aconteceu. Ele acordou com um forte barulho de explosão.

“Minha esposa e eu ouvimos esse barulho como se algo estivesse explodindo e desmoronando ao mesmo tempo. Eu pensei que fosse aqui na frente da minha casa. Quando nos levantamos, vimos que não era. Foi uma correria muito grande. Teve quatro pessoas que entraram no terreno, mesmo com as coisas desabando”, relembra.

Investigações
O secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos Albuquerque, garante que a possibilidade de explosão em um botijão de gás será investigada e reafima que a pasta dará todo apoio necessário às famílias.

“Qualquer causa que levou a residência a colapsar é prematura. O que a gente precisa trabalhar agora é com o resgate das famílias para salvaguardar o bem maior que é a vida. Todo mecanismo de aparato que a gente possa dar às famílias está aqui”, frisou.

 

 

Deixe um comentário