15/05/25
Laura Braga
http://blogfolhadosertao.com.br
Ex-presidente Uruguai, Pepe Mujica está sendo velado no Palácio Legislativo, em Montevidéu. Após as despedidas, corpo será cremado
Após cortejo pelas ruas de Montevidéu, o corpo do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica chegou nesta quarta-feira (14/5) ao Palácio Legislativo para um velório aberto ao público. As despedidas terminam com a cremação dos restos mortais, após um evento que deve reunir autoridades estrangeiras na quinta-feira (15/5).
A fila para dar adeus ao ex-presidente está dando voltas do lado de fora do Palácio Legislativo. O povo compareceu ao velório para se despedir de Pepe Mujica. O corpo está sendo velado no Salão dos Passos Perdidos.
O presidente uruguaio Yamandú Orsi, a vice-presidente Carolina Cosse e o restante do Poder Executivo estão no local para velar o corpo do ex-presidente.
A viúva de Pepe Mujica, Lucia Topolansky, de 80 anos, também chegou ao Palácio Legislativo para o velório do ex-presidente do Uruguai. Lucia e Pepe se conheceram na década de 1970 quando participavam da luta armada no Uruguai. Eles se casaram oficialmente apenas em 2005.
Orsi disse que Mujica “encarou tudo com muita calma”, então ele preparou todos para sua morte. “Mas você nunca está pronto para dizer adeus a um modelo como Pepe.” O presidente do Uruguai foi responsável por anunciar a morte de Pepe Mujica e por liderar o cortejo fúnebre da Torre Executiva até o Palácio Legislativo.
Presente no velório, o ex-vice-presidente Rodolfo Nin Novoa afirmou em entrevista ao El País que Mujica é um “ícone do Uruguai”.
“Quando eu era ministro das Relações Exteriores e viajava por muitos países do mundo, as pessoas sempre me perguntavam sobre ele. Pepe Mujica, um grande criador da democracia, do republicanismo, do progressismo de esquerda. Ele sempre foi um homem que transmitiu um vasto conhecimento e uma experiência muito coerente”, disse.
Outro ex-presidente do Uruguai presente ao velório é Luís Lacalle Pou, que chegou ao Palácio para dar o último adeus a Mujica. Ele destacou que, durante sua presidência, Mujica acompanhou a posse do presidente Luíz Inácio Lula da Silva no Brasil.
O cortejo passou pelas ruas da capital uruguaia, onde o povo, muito emocionado, se despediu de Mujica. Alguns choram, outros estão com bandeiras nas mãos e muitos acenam no último adeus ao ex-presidente do Uruguai.
Durante a homenagem ao ex-presidente, a carruagem que leva o caixão com o corpo de Mujica parou por alguns minutos. O secretário da Presidência, Alejandro Pacha Sánchez, aproveitou a parada temporária no percurso, pegou um microfone e fez um breve discurso.
“Não podemos fazer um discurso político, falamos com o coração”, disse ele, acrescentando: “A semeadura do velho agora se transformou em milhares. Pepe, você não foi embora, agora são milhares de Pepe Mujicas”.
Mujica morreu nessa terça-feira (13/5), aos 89 anos, após mais de um ano em luta contra um câncer no esôfago. O governo uruguaio decretou três dias de luto nacional pela morte do ex-presidente.
O presidente uruguaio, Yamandú Orsi, lidera o cortejo fúnebre com os ministros de governo da sede da Presidência ao Palácio Legislativo. O caixão chegou por volta das 9h30, e passará por locais-chave na trajetória política de Mujica, como as sedes dos movimentos de Libertação Nacional (MLN) e de Participação Popular (MPP), e do partido Frente Ampla, antes de chegar ao Palácio Legislativo.
A presidente da Assembleia Geral, Carolina Cosse, emitiu um comunicado afirmando que “todos os eventos programados nos salões do Palácio Legislativo estão suspensos até novo aviso” em razão do evento solene.
Centenas de ativistas se reuniram na área da Plaça Independência, em frente ao edifício da Presidência uruguaia, para o início do cortejo fúnebre. Integrantes do Movimento de Participação Popular (MPP) chegaram vestindo camisetas pretas com uma estampa branca nas costas com uma frase popular de Mujica: “No me voy, estoy llegando” (“Eu não vou embora, estou chegando”).
O cortejo irá afetar os transportes na capital uruguaia, mas escolas e outros serviços públicos irão funcionar normalmente.
O corpo de Mujica será velado a partir das 14h desta quarta até a tarde de quinta-feira, quando está prevista uma cerimônia final, que deve reunir figuras políticas próxima ao ex-líder uruguaio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença, enquanto também são esperados o premier da Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner.