23/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
23/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
23/05/24
Ascom PRF
http://blogfolhadosertao.com.br

Cinco tabletes da droga estavam escondidos no painel de um veículo Uno. Um homem ( de nome e profissão não revelados) conduzia o automóvel e apresentou versões contraditórias quando ao motivo da viagem que disse ter feito de São Paulo para Pernambuco.
Os policiais suspeitaram das atitudes do homem e iniciaram uma fiscalização minuciosa no veículo, quando foi localizado o entorpecente.
Diante do flagrante, o homem confessou que viajou de Salgueiro para São Paulo em busca da carga ilícita. Ele disse ainda que tinha passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas cometido em 2022.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal no município de Salgueiro.
23/05/24
Coletivo Flutuante
http://blogfolhdosertao.com.br
Peça mistura suspense e comédia ao drama clássico com performance, dança e musical e ainda passeia pelo teatro de sombras e do absurdo
O Coletivo Flutuante retorna aos palcos recifenses com o espetáculo Ao Paraíso em suas primeiras apresentações do ano, que ocorrem nos próximos sábado e domingo, 25 e 26 de maio, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.
Ao Paraíso narra a história do herdeiro de uma funerária que, junto com sua esposa e o amante dela, administra o negócio fadado à falência. Ele vê seu destino mudar de rota após a chegada de um misterioso andarilho na cidade.
O suspense e a comédia caminham lado a lado no espetáculo que mistura o drama clássico com performance, dança e musical e ainda passeia pelo teatro de sombras e do absurdo. Com texto e direção de Valécio Bruno, o espetáculo é inspirado em obra de Hermilo Borba Filho e resultado da pesquisa vencedora do edital O Aprendiz em Cena 2020.
Ao Paraíso estreou em agosto de 2022. Em 2023, obteve aprovação no edital do Fundo de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife (FIC) e integrou as programações da 20ª Semana Hermilo e do 22º Festival Recife do Teatro Nacional.
Integram o elenco da peça a atriz Sandra Rino e os atores Samuel Lira, Pascoal Filizola e Inácio Dantas, além de Liverson Paiva, que faz a interpretação de libras de maneira diferenciada. Ele participa da cena conduzindo o olhar de quem precisa da tradução de maneira que não se perca nenhum detalhe.
“Teatro é movimento, não é só fala. A cena acontece no corpo dos atores e no espaço cênico. Quando desvio esse olhar para um canto do palco estou fazendo com que a pessoa com deficiência auditiva perca a cena em si. Então inserir esse intérprete dentro da cena é uma ideia nova para transformar a experiência dessas pessoas no teatro”, explica Valécio Bruno.
O espetáculo tem direção de movimentos de Sandra Rino, cenário de Cláudio Lira, iluminação de Natalie Revoredo, figurinos de Paulo Pinheiro e trilha sonora original de Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno.
Ficha técnica:
Texto e direção: Valécio Bruno
Elenco: Inácio Dantas, Pascoal Filizola, Samuel Lira e Sandra Rino
Coreografia e direção de movimento: Sandra Rino
Cenário: Cláudio Lira
Figurino: Paulo Pinheiro
Visagismo: Inacio Dantas e Rodrigo Guilherme
Iluminação: Natalie Revoredo
Desenho de som e sonoplastia: Rodrigo Guiherme
Trilha sonora original: Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno
Programação visual: Felipe Prado
Produção: ErreGê Produções
Realização: Coletivo Flutuante
Serviço:
Espetáculo Ao Paraíso – sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife-PE. Telefone: 81-31843057). Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia), à venda no site Sympla. Classificação indicativa: 14 anos
—
23/05/24
Rebento Comunicação
http://blogfolhadosertao.com.br
El Niño teve forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) diminuiu em 8% a previsão da safra de grãos 2023/2024 em comparação com a temporada anterior. A estimativa é que o Brasil produza 294,1 milhões de toneladas de grãos em uma área de 78,53 milhões de hectares.
De acordo com o sétimo levantamento de safra da Conab, o fenômeno El Niño teve uma forte influência negativa desde o início do plantio até o desenvolvimento das lavouras, afetando a produtividade média, que caiu de 4.072 quilos por hectare para 3.744 kg/ha.
“Para enfrentar um problema dessa dimensão, uma das soluções mais eficazes é a produção de insumos agrícolas eficientes. O ideal no desenvolvimento das culturas é introduzir o conceito de que as plantas mais saudáveis e bem estruturadas produzem melhor, sem aumentar o investimento e gerando lucros maiores para o agricultor”, diz Luiz Eugênio Pontes, Diretor Comercial da Fertsan.
A marca desenvolveu um conceito inovador de biomoduladores fisiológicos combinados com nanotecnologia, os quais não apenas regulam os processos fisiológicos, mas também atuam como fisioativadores. Todo o processo exigiu um amplo e meticuloso esforço científico de pesquisa e análise de campo, até alcançar o estágio atual. A formulação contém polissacarídeos de fonte marinha e nanoativos estratégicos.
A linha Fertsan está presente no mercado desde 2018, após demonstrar resultados consistentes de alto rendimento em cultivos de soja, milho, algodão, feijão, cana-de-açúcar, tabaco e trigo. Durante três anos, mais de 80 estudos foram conduzidos por instituições de pesquisa e organizações agronômicas renomadas em todo o país, confirmando a eficácia da linha.
“Os polissacarídeos de origem marinha, associados a nanoativos, atuam como biomoduladores fisiológicos nas plantas. Isso quer dizer que as fórmulas Fertsan estimulam seu desenvolvimento completo, desde o processo de enraizamento até a formação dos componentes de rendimento”, explica Pontes: “A tecnologia também estimula os processos de defesa natural das plantas. Dessa forma, conseguem resistir a situações de estresse e alcançar maiores produtividades”.
A colheita da soja abrange 76,4% da área cultivada no país, com uma produção estimada de 146,52 milhões de toneladas. Isso representa uma redução de 5,2% em relação ao ciclo anterior e de 9,6% em relação à estimativa inicial da Conab. A produção de milho deve cair significativamente, 15,9% ao considerar as três safras, chegando a 110,9 milhões de toneladas. A Conab prevê uma redução de 8,1% na produtividade.
A eficácia dos resultados dos produtos Fertsan ficou ainda mais evidente durante a temporada agrícola de 2022/2023, quando os efeitos do El Niño afetaram as plantações em todo o território brasileiro. As chuvas irregulares e as ondas de calor contribuíram para o aumento da incidência de pragas e condições de estresse. Foi nesse contexto desafiador para a agricultura que os insumos se destacaram, protegendo as plantações e mitigando os problemas decorrentes dos desequilíbrios no fornecimento de água e nas temperaturas.

O Senado deu o ponta-pé inicial
A Comissão de Saúde da Alepe promoveu, nesta quarta, uma audiência pública para alertar sobre os danos da epidemia de cigarros eletrônicos e os impactos para o sistema de saúde brasileiro. No debate, autoridades destacaram a necessidade de mais ações do poder público para proteger a população.
O médico pneumologista Tomás Béder afirmou que o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. Enfatizou ainda que as doenças associadas ao vício geram um custo anual de quase 100 bilhões de reais para o sistema de saúde brasileiro.
Também de acordo com ele, o uso de vapes, pods e similares tem crescido a um ritmo alarmante, e hoje alcança 82 milhões de pessoas mundo afora. Na avaliação de Béder, esse produto tem comprometido os avanços conquistados nos últimos 20 anos no enfrentamento ao tabagismo no Brasil.
“O cigarro eletrônico ele tem partículas que causam câncer, ele tem nicotina em altos volumes, ele causa dependência intensa, então, ele não é uma forma de fugir do cigarro. Então, a gente está trazendo isso aqui para alertar a sociedade que esse dispositivo é um risco, que esse dispositivo parece inofensivo e não é, e que esse dispositivo vai trazer problemas, doenças graves, incluindo o câncer para a população, mais à frente.”
Coordenadora das promotorias de Defesa da Saúde do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela acentuou que a comercialização, a importação e a publicidade de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil desde 2009. Neste ano, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reforçou a proibição da venda e uso em locais públicos e privados e ampliou as medidas de fiscalização.
“O relatório que foi elaborado pela Anvisa destacou alguns pontos. Que houve aumento no fumo entre jovens nos países em que a comercialização foi liberada, como Estados Unidos e Reino Unido, inclusive crianças e adolescentes.”
Já Liziane Ferreira, da Apevisa, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, demandou a contratação de mais fiscais sanitários para fazer cumprir a proibição. Médico e integrante da Associação Crônicos do Dia a Dia, Mário Moreira contou que perdeu os pais por doenças relacionadas ao tabagismo e que ele próprio, mesmo sem nunca ter fumado, se tornou paciente de doença pulmonar devido ao consumo passivo. “Ou a gente começa a pensar que um ato individual pode prejudicar o ato coletivo ou a gente vai estar patinando nas questões de saúde como um todo.”
Diretor Geral de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Estado, Leandro Lima expôs ações relacionadas ao Plano Nacional de Controle do Tabagismo adotadas nas unidades de saúde. Também falou sobre ações dentro do programa Saúde na Escola, de conscientização e prevenção do tabagismo.
A deputada Socorro Pimentel, do União, lamentou a facilidade para se comprar esse tipo de produto, seja pela internet, nas entradas de boates ou na praia, e defendeu uma atenção maior sobre o tema nas escolas. Autor da iniciativa de realização do debate, o deputado Adalto Santos, do PP, enfatizou a necessidade de cobrar ações do Governo do Estado para combater o uso dos vapes.
“Nós queremos, daqui para frente, cobrar o Governo do Estado, já que a lei existe, inclusive lei federal também, a proibição e a circulação desse cigarro que tem trazido um mal bastante grande da população de Pernambuco, tem aumentado também o índice de pessoas enfermas e doentes. Daqui para frente nós vamos cobrar mais do governo a conclusão da lei e a fiscalização da lei.”
Adalto Santos também pediu apoio para o projeto de lei, de iniciativa dele, que estabelece punições para quem disponibilizar os dispositivos eletrônicos para crianças ou adolescentes. Os participantes também pediram uma regulamentação específica dos cigarros eletrônicos e de combate ao contrabando.
23/05/24
Ascom AGU
http://blogfolhadosertao.com.br
Estudantes de ensino médio e de vários cursos de nível superior podem se inscrever. No Nordeste, há oportunidades em todos os estados. Veja a lista dos cursos

As inscrições para o processo seletivo de estágio na Advocacia-Geral da União foram prorrogadas para até as 12h do dia 27 de maio. A seleção, para formação de cadastro de reserva, é destinada a estudantes de nível médio e superior devidamente matriculados em instituições de ensino público e privado. Edital e inscrições neste link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12151/detalhe
Podem se inscrever estudantes de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Informática, Ciências Contábeis, Comunicação Social, entre outras. A lista de cursos e localidades está disponível no Anexo I do edital. O processo seletivo reserva cotas para candidatos com deficiência e autodeclarados negros (pretos ou pardos).
No Nordeste, há oportunidades em todos os estados:
Maranhão – Nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Piauí – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Ceará – Em Fortaleza, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Sobral, Direito.
Rio Grande do Norte – Em Natal, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Mossoró, Direito.
Paraíba – Em João Pessoa, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Campina Grande, Direito.
Pernambuco – Nível médio e Administração, Recursos Humanos, Secretariado, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.
Alagoas – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Sergipe – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Bahia – Em Ilhéus, nível médio e Direito; em Salvador, nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Vitória da Conquista, nível médio e Direito.
Os estagiários de nível médio contam com auxílio de R$ 486,05 para jornada de trabalho de 20 horas semanais e R$ 694,36 para 30 horas semanais. Já os estagiários de nível superior irão receber R$ 787,98 para jornada de trabalho de 20 horas por semana e R$ 1.125,98 por 30 horas. Os estagiários também receberão auxílio-transporte no valor de R$ 10 por dia.
Para participar do processo seletivo, os estudantes de nível médio responderão à prova online com questões de língua portuguesa e matemática. Já os alunos de direito farão prova com as matérias de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos em direito constitucional, administrativo e processual civil. Quanto aos demais cursos as questões serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais e informática. O gabarito e o caderno de prova serão disponibilizados dia 28 de maio de 2024 e a lista de classificação ficará disponível dia 27 de junho.
Os classificados na prova online seguirão para a fase de entrevistas nas unidades da AGU. A convocação para entrevista será feita pelo CIEE mediante contato telefônico ou por e-mail.
Para mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo seletivo, entre em contato com a Central de Atendimento do CIEE, através do número 0800-771-2433 ou pelo e-mail eucandidato@ciee.ong.br.
23/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadoseertao.com.br
A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (22), no auditório do Cais do Sertão, no Recife, da abertura da 3ª Reunião do Grupo Técnico de Tecnologia e Inovação do Grupo dos Vinte (G20), principal fórum de cooperação econômica internacional. No evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestora reiterou o compromisso da gestão estadual em fortalecer e ampliar a inovação no setor público, por meio do programa Cientista Arretado, iniciativa lançada no dia 10 de maio.
“Estamos usando a tecnologia e inovação para chegar em quem mais precisa. É uma grande honra recebê-los em Pernambuco, principalmente em um momento em que tecnologia e inovação são um eixo para o desenvolvimento do Estado. Por meio do programa Cientista Arretado, estamos investindo mais de R$ 10 milhões em inovação aberta na busca de soluções para os problemas que o Governo de Pernambuco enfrenta, por exemplo, e áreas como desenvolvimento sustentável, urbanismo social, mudança climática e saúde”, afirmou Raquel Lyra.
O evento tem como temática principal “A Inovação Aberta para o Desenvolvimento Justo e Sustentável” e vai reunir, até a próxima sexta-feira (24), representantes de 40 comitivas vindas de países membros do G20 e entidades supranacionais convidadas.
Durante os três dias de evento, os participantes debaterão temas centrais como democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade.
“Temos que discutir sobre transição energética, mudanças climáticas, bioeconomia e descarbonização, esses são desafios de todas as nações e que nós precisamos estar aptos para enfrentá-los. Fico feliz que o encontro do grupo de trabalho do G20 aconteça em Pernambuco, um estado que tem um sistema bastante pujante, arrojado, com os parques tecnológicos que temos, e as instituições de ensino, a exemplo das universidades e os institutos federais”, ressaltou a ministra Luciana Santos.
Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, a vinda do evento para Pernambuco reforça o protagonismo do Estado nesta área. “Essa é a primeira vez que a reunião é descentralizada de Brasília. Trazer esse debate para cá é fundamental para que possamos retomar todas as discussões em torno destes temas, e os investimentos. Ter esse debate em Pernambuco deixa a gente muito mais engajado”, concluiu a titular da pasta.
Também estiveram presentes na reunião a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; os cônsules-gerais no Recife Serge Gas (França), May Baptista (Estados Unidos), Hiroaki Sano (Japão), Larissa Bruschi (Reino Unido) e Julieta Grande (Argentina); o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, embaixador Lineu de Paula; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Cacau de Paula (Cultura), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.
CIENTISTA ARRETADO – O programa prevê a cooperação entre o poder público e pesquisadores a fim de produzirem soluções inovadoras para os desafios governamentais de áreas estratégicas da gestão. Os editais lançados pela iniciativa irão receber o aporte de R$ 10,5 milhões, orçamento já garantido, para fortalecer e ampliar a inovação no setor público.
Fotos: Miva Filho/Secom