Fugitivos chegam a Mossoró e ficarão presos em celas separadas

05/04/24

Por: Aline Gouveia – Correio Braziliense

http://blogfolhadosertao.com.br

O presídio federal teve a segurança reforçada. Rogério e Deibson foram presos em Marabá, quando tentavam fugir para o exterior
sharethis sharing button
Rogério e Deibson foram recapturados a cerca de 1,6 mil quilômetros de distância do presídio de onde fugiram (Crédito: Reprodução
)
Rogério e Deibson foram recapturados a cerca de 1,6 mil quilômetros de distância do presídio de onde fugiram (Crédito: Reprodução )

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que foram recapturados em Marabá (PA), chegaram a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na madrugada desta sexta-feira (5/4). Os criminosos retornaram a prisão após passarem 50 dias foragidos e ficarão em celas separadas. O presídio federal teve a segurança reforçada.

 

“Haverá vistoria diária, os protocolos foram reafirmados e a direção foi trocada. Estamos celebrando uma vitória das forças de segurança em um estado federal, com 27 entes federados e que, em tese, possui 5.600 guardas municipais. De qualquer forma, a operação se deu no âmbito das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que integram não somente as forças federais, mas, também, as forças locais”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

 

Rogério e Deibson foram presos em ação conjunta das Polícias Federal e Rodoviária Federal, em Marabá, quando tentavam fugir para o exterior. Com eles, foram detidas mais quatro pessoas e apreendidos um fuzil e aparelhos celulares. Eles foram recapturados a cerca de 1,6 mil quilômetros de distância do presídio de onde fugiram.

 

Segundo Lewandowski, toda a movimentação dos criminosos estava sendo acompanhada de perto. “Tínhamos a convicção de que os criminosos se encontravam na região, em um raio de 190 quilômetros, um território muito extenso. Isso nos obrigava a manter uma força de quase 500 homens de diversas forças de segurança, durante o dia e à noite. Tínhamos vestígios da presença deles: restos de alimentação e rastros captados pelos cães farejadores. Ao longo do tempo, perdemos esses rastros, mas a inteligência da Polícia Federal os monitorou permanentemente, o que permitiu que fossem encontrados a 1,6 mil km de distância”, explicou o ministro.

 

O titular da Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), André Garcia, ressaltou que o sistema penitenciário federal não é mais o mesmo desde 14 de fevereiro, quando Rogério e Deibson fugiram de Mossoró. De acordo com ele, foram tomadas uma série de providências em todas as cinco unidades federais do país.

 

“De lá para cá, trocamos a iluminação, adquirimos câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas logo que chegam dos fornecedores. São dez mil câmeras recém-adquiridas. Os procedimentos também foram reforçados. As revistas são diárias em todas as unidades. Os problemas estruturais que foram apontados, já foram corrigidos. Desde o dia do evento, digo que esse fato não será repetido porque há um trabalho que está sendo feito nesse sentido”, disse André Garcia.

 

O secretário também contou que estão sendo construídas muralhas nas cinco unidades federais de segurança máxima do Brasil.

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Lula diz que a Adutora do Agreste é um “milagre” durante evento em Arcoverde

05/04/24

Tainá Alves/JC

http://blogfolhadosertao.com.br

O presidente relembrou sua trajetória no Sertão pernambucano e explicou que reconhece as necessidades dessa região do Estado

Durante a solenidade Lula relembrou sua trajetória enquanto morador do Sertão pernambucano, quando sua mãe, Dona Lindu, ‘fugiu’ da seca com seus oito filhos.

“Eu saí de Caetés para São Paulo, com uma mãe e oito filhos em um pau de arara para não morrer de fome e não morrer de sede. E esse nordestino, que saiu daqui para não morrer de sede, voltou mais de 50 anos depois e fez a transposição do São Francisco para trazer água para o povo brasileiro”, destacou Lula.

Além disso, o chefe do Executivo Nacional se referiu a obra como um “milagre” que ocorreu graças a crença da população.

“Eu quero o meu Pernambuco, a minha Paraíba, o meu Rio Grande Norte, o meu Ceará, a Bahia e todos os estados não apenas com a irrigação, mas com a política de água para todos, porque todo mundo tem direito de tomar o banho em um chuveiro gostoso, lavar roupas em uma máquina, temos o direito de ser feliz”, destacou.

Prioridade no governo Lula

Segundo o ministro Waldez Góes, desde a primeira reunião com os ministros do governo federal, o presidente apontou que a Adutora do Agreste estava entre as prioridade de sua gestão.

“Onde tiver uma pessoa que precise da mão do Estado brasileiro, o presidente Lula tem recomendado a todos nós atuarmos para incluir essas pessoas. Ninguém pode ficar para trás. Está entregue uma parte importante da adutora do agreste e os recursos para a conclusão da etapa final já estão garantidos”, destacou o ministro.

Raquel Lyra afirma que em 18 meses a obra será concluída

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), explicou que as obras devem ser finalizadas entre 15 ou 18 meses.

“Agora é o tempo de conseguimos alastrar o trabalho da companhia de estado de saneamento também, para a gente poder aumentar a nossa capacidade de tratamento de água, melhorar as tubulações”, disse a gestora estadual.

Na oportunidade Raquel falou sobre um empréstimo para expansão dos serviços da Compesa.

“Muito em breve, além do apoio do governo federal, nós estamos conseguindo um empréstimo da ordem de  1 bilhão e 100 milhões de reais, só para Compesa, para a gente ter estação de tratamento de água móvel, rápida, como a gente botou na cidade de Pesqueira, para garantir mais abastecimento, podendo chegar na casa e na vida das pessoas do sertão pernambucano”, pontou a tucana.

Recepção

O chefe do Palácio do Planalto chegou ao aeroporto de Caruaru acompanhado da Primeira-dama do Brasil, Rosangela Lula da Silva, a Janja, do Ministro Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do senador Humberto Costa (PT) e do Ministro dos Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho (Republicanos).

No Aeroporto de Lula foi recebido por Raquel Lyra, pela senadora Teresa Leitão (PT), pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e por outros políticos.

Adutora do Agreste

Segundo o Governo Federal, esse projeto é considerado o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil, podendo ser visto também como um dos maiores do mundo.

Seis municípios já são atendidos pelo abastecimento e a partir de hoje passarão a ser nove.

A previsão é que até 2026 pelo menos mais 23 municípios sejam beneficiados.

As cidades que serão contempladas dentro dos próximos dois anos são: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo,

Com a finalização de todo o sistema serão 1.500 km de adutoras que levarão 4 mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região.

Lula relembra que Raquel tem as portas abertas em seu governo

Mais uma vez durante agenda em Pernambuco, Lula relembrou que a governadora Raquel Lyra tem uma comunicação aberta com o seu governo.

“Eu falei para ela que ela não teria nenhuma dificuldade no governo federal. O que ela precisar, ela será atendida com muita decência. E eu tenho certeza que isso está acontecendo, uma relação civilizada, uma relação de ente federados que pensa no Brasil, que pensa no povo”, disse o Presidente da República.

Com a presença de Lula, Lei que estabelece o Sistema Nacional de Cultura é sancionada no Recife

05/04/24

Imprnsa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O presidente Lula assinou o marco regulatório que estabelece a garantia dos direitos culturais no Brasil, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Na ocasião, o prefeito João Campos anunciou a criação do Sistema Municipal de Cultura

O Recife foi a cidade escolhida para a sanção da lei que institui o marco regulatório do Sistema Nacional da Cultura (SNC). Na noite desta quinta-feira (4), o presidente Luíz Inácio Lula da Silva esteve no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, onde assinou a nova lei. O prefeito do Recife João Campos participou da solenidade, que também contou com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, autoridades políticas e artistas de pernambucanos e de outros estados.

 

“Cícero Dias disse que viu o mundo e que ele começava no Recife. Eu diria que, juntos, nós podemos dizer que a gente está vendo o mundo e ele recomeça no Recife. Ele recomeça com a cultura. Presidente e ministra, obrigado por vocês terem escolhido o Recife para fazer a sanção do marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Tinha que ser na capital de Pernambuco, essa noite que marca um novo tempo na nossa história. A nossa identidade, a nossa força, a nossa unidade se dá através da nossa cultura, da nossa língua, então é fundamental que a gente construa essa proteção não enquanto governo, mas enquanto Estado. Nós vimos um tempo muito difícil que o Brasil atravessou e, se não fosse a força da nossa gente, da nossa cultura, nós dificilmente conseguiríamos atravessar esse período, mas não é para a cultura passar risco em momento nenhum”, declarou João Campos na ocasião.

 

O gestor anunciou que o Recife também vai contar um Sistema Municipal de Cultura. “Eu queria dizer para todo mundo que é de Recife que nós vamos mandar para a Câmara de Vereadores um projeto para fazer o Sistema Municipal de Cultura para que a gente esteja apto a fazer parte do Sistema Nacional, com todas as nossas obrigações, com todos os nossos compromissos, porque isso é falar da soberania e é falar daquilo que a gente sonha”, salientou.

 

O Sistema Nacional da Cultura foi aprovado no Senado no último dia 6 de março. Trata-se do maior instrumento de garantia dos direitos culturais do país, e a proposta é promover a colaboração entre municípios, estados, Distrito Federal e União na gestão conjunta das políticas públicas de cultura. Além disso, constitui um processo de articulação, informação, fomento e promoção entre os entes federados, controlado pela sociedade civil.

 

Durante a solenidade no Teatro Luiz Mendonça, o presidente Lula lembrou que o Ministério da Cultura tem recursos garantidos, através de leis como a Aldir Blanc e a Paulo Gustavo, e agora poderá realizar ainda mais com o SNC. “Os artistas brasileiros precisam da mesma força que os homens e as mulheres do SUS precisaram ter durante a pandemia da covid-19. Agora nós temos um Sistema Nacional de Cultura, com isso, ninguém vai poder achar que extinguindo um Ministério da Cultura, se extingue a cultura. O que seria do mundo se não fosse a cultura, a arte, a dança? A cultura é parte da alma da nação”, destacou ele.

 

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes,também falou na importância da nova lei. “Eu quero dizer que essa conquista é sem precedentes para a consolidação das responsabilidades do Governo Federal, dos governos estaduais, das prefeituras. É uma responsabilidade com o setor artístico do Brasil. Queremos respeito com as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura”, afirmou ela.

 

Foto: Rodolfo Loepert

Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Ricardo Stuckert

 

Raquel Lyra e presidente Lula celebram inauguração da fábrica de medicamento recombinante na Hemobrás

05/04/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

“Nesta área, onde só se via falar em cana-de-açúcar, hoje temos geração de emprego e renda e jovens da região trabalhando na indústria farmacêutica. Aqui falamos de futuro, de investimento. É muito bom ver Pernambuco crescer e ver que esse crescimento pode ser descentralizado”. Assim foi a celebração da governadora Raquel Lyra com o presidente Lula na inauguração do bloco do parque fabril da Hemobrás que vai produzir o medicamento recombinante (Hemo-8R). Na solenidade de inauguração, realizada nesta quinta-feira (4) na área externa da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte, a governadora e o presidente descerraram a placa da nova unidade, com a presença de funcionários da estatal, além de visitarem as instalações do complexo. A produção será feita por biotecnologia, com a fabricação nacionalmente do Hemo-8R, Fator VIII Recombinante, medicamento usado para tratamento da hemofilia A. A previsão é de que em 2025 a nova fábrica esteja em atividade, com distribuição dos produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a inauguração da unidade.

 
“É muito bom ver Pernambuco crescer e saber que esse crescimento pode garantir oportunidade de sonhos novos e esperança para todo o nosso Estado. Agradeço ao governo federal por esse fomento à pesquisa, ciência e tecnologia que vai mudar a vida de muitos brasileiros. O fortalecimento do Sistema Único de Saúde é muito importante para nosso Estado e aqui está plantada uma fábrica sonhada muito tempo atrás, por idealizadores pernambucanos, que vai promover uma nova realidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Na defesa da construção do polo, o presidente Lula disse que o complexo compete com outros países. “A inauguração desta planta não marca apenas o início da produção nacional de todo o parque industrial da Hemobrás. É, também, uma resposta concreta à estratégia nacional para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde que lançamos ano passado. Nosso objetivo ao criar essa estratégia é expandir a produção nacional de índices prioritários para o SUS, além de reduzir a nossa dependência de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de estrangeiros da saúde”, afirmou.
 
INFRAESTRUTURA – O investimento previsto em infraestrutura é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. A nova fábrica corresponde ao Bloco B07 dentro do Complexo da Hemobrás e tem uma capacidade produtiva de 1,2 bilhão de UIs (medida internacional usada na indústria farmacêutica) de Fator VIII recombinante.
 
“Essa fábrica vai servir a tantas pessoas que sofrem com hemofilia e o Brasil tem autonomia da produção desse medicamento com a unidade. A Hemobrás é um símbolo da ciência, tecnologia e saúde do Brasil”, registrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A presidenta da Hemobrás, Ana Paula Menezes, destacou a importância da unidade. “Aqui entendemos que o sangue é uma questão nacional. E é assim assim que afirmo que estamos prontos e podemos assumir qualquer desafio que possa vir para o futuro”, enfatizou.
 
Com a fábrica em pleno funcionamento, o medicamento passará a ser produzido nacionalmente para atendimento de 100% da demanda do SUS em Hemo-8R. Até o momento, ele é distribuído pela Hemobrás aos pacientes do SUS através de uma Parceria de Desenvolvimento Produtiva (PDP) com a farmacêutica Takeda.
 
O Hemo-8R é utilizado pelos pacientes com Hemofilia A, que somam hoje em torno de 15 mil pessoas no Brasil, o quarto país com a maior população de pessoas com a doença no mundo. O medicamento recombinante é produzido a partir de células geneticamente modificadas que contêm o gene humano do fator VIII de coagulação.
 
Em um discurso feito antes da governadora e do presidente, João Paulo Pessoa, um dos convidados para o evento, disse que era hemofílico e comemorou a presença da nova indústria. “Tomo Hemo-8R e hoje é um dia muito importante porque vai inaugurar uma fábrica que vai trazer muitos benefícios. Eu carrego um pedacinho da Hemobrás em meu coração”, celebrou.
 
O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, parabenizou e agradeceu pela nova unidade da Hemobrás e disse que essa é “uma resposta importante de que o sonho pode virar realidade”.
 
Estiveram presentes na solenidade os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional); e Alexandre Padilha (Relações Institucionais); os senadores Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão; os deputados federais Luciano Bivar, Maria Arraes, Clodoaldo Magalhães, Iza Arruda e Lula da Fonte; as secretárias estaduais Zilda Cavalcanti (Saúde), Mariana Melo (Mulher), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o secretário Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico). Prefeitos e representantes de instituições parceiras também acompanharam o evento.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Novidade: Presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto assumirá a Prefeitura do Recife  hoje (5/4)

05/04/24

Imprensa PCR

http://blogfolhdosertao.com.br

 

Presidente do TJPE vai assume a Prefeitura do Recife; entenda

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto ( foto, ao lado do prefeito João Campos), ocupará o cargo de prefeito do Recife   hoje   ( 5 ). É a primeira vez que um presidente de Tribunal de Justiça assume o comando de uma prefeitura de uma capital.

A solenidade de transmissão do cargo do prefeito João Campos para o desembargador será nesta sexta-feira, às 12h30, na sede da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

O primeiro vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos, ficará à frente do Judiciário pernambucano no período de 5 a 9 de abril. Ele tomará posse como presidente às 16h, no Palácio da Justiça.

À frente do TJPE desde 2 de fevereiro passado, Ricardo Paes Barreto assumirá o comando do executivo municipal porque o prefeito João Campos estará em viagem de trabalho nos Estados Unidos.

Por força da legislação eleitoral, se por acaso a vice-prefeita do município, Isabella de Roldão, ou presidente da Câmara de Vereadores da capital, Romerinho Jatobá, assumirem o cargo de prefeito, não poderão se candidatar nas próximas eleições.

Como não havia previsão legal para casos como este, a Câmara de Vereadores do Recife aprovou, na última terça-feira, uma emenda à Lei Orgânica do Município colocando o presidente do TJPE na linha sucessória em casos de impedimento do presidente da Câmara.

“Assumo a Prefeitura do Recife com muita honra e orgulho, procurando, nesses cinco dias, servir à população da capital do meu querido Estado com o mesmo empenho que dedico ao jurisdicionado pernambucano”, disse Ricardo Paes Barreto.

Governo de Pernambuco conclui licitação para reforma do Hospital da Restauração

05/04/24

ImprensaPE

http://httpblogfolhadosertao.com.br

Homologação foi publicada na edição desta quinta-feira (04/04) do Diário Oficial
Governo de Pernambuco conclui licitação para reforma do Hospital da Restauração - Folha PE
 
Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (04/04), o Aviso de Homologação e Adjudicação do processo licitatório para reforma do Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra. Na prática, trata-se do fim da licitação para escolha da empresa que vai executar os serviços nas dependências internas dos 4º, 5º, 6º e 8º andares da instituição. A vencedora do pregão foi a Directa Engenharia e Projetos LTDA, cujo contrato tem valor total de R$19.258.066,86. O prazo para execução completa dos serviços é de dois anos (24 meses), a contar da emissão da ordem de serviço, podendo ser entregue à população por etapas, antecipadamente. 
 
“A publicação da empresa vencedora da licitação é mais um passo que o Governo dá para garantir as mudanças que o Hospital da Restauração precisa e a população merece. Este é um compromisso assumido ainda nos primeiros dias de gestão. Vamos continuar seguindo em frente, com muito esforço, dedicação e um trabalho incansável para assegurar uma rede pública de saúde mais eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A requalificação do Hospital da Restauração, localizado na região central do Recife, foi um dos pedidos feitos pela população à atual gestão. “A vida é feita de ciclos, e agora é com alegria que a gente comemora essa nova fase, que é a definição de quem é a empresa que vai conduzir a reforma do HR. Uma reforma histórica, num hospital de enorme importância para o estado de Pernambuco e para o Nordeste inteiro”, comemorou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
Os serviços previstos na área interna serão realizados para garantir melhorias na infraestrutura da unidade de saúde e, consequentemente, a qualidade do atendimento à população. Sendo assim, haverá readequação completa das alas de internamento, incluindo novas instalações elétricas e hidráulicas, além da rede de gases.
Os espaços passarão a atender às normas sanitárias vigentes, com enfermarias adequadas, climatizadas, e banheiros acessíveis. Todas as alas ganharão sala especial para isolamento. Por se tratar de uma referência arquitetônica do Estado, a parte externa do hospital será preservada.
 
EM ANDAMENTO – Com cerca de pouco mais de 50% de execução, a reforma do 7º andar, onde ficam os pacientes acompanhados pelas equipes de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, começa a mostrar um pouco de como serão os novos espaços internos do HR. Como a obra começou pelo lado Norte do andar, que foi isolado, os pacientes que estavam no setor precisaram ser redistribuídos para outras alas. Assim que o serviço for concluído, o mesmo acontecerá no lado Sul. A dinâmica se repetirá em todos os andares.
A intervenção no 7º andar envolve o aporte de R$9 milhões para execução dos serviços e partiu de uma contratação iniciada na gestão anterior, que foi readequada para atender às demandas necessárias da unidade, concentrando as ações exclusivamente no andar, diante do orçamento disponível. As enfermarias terão mais leitos e mais conforto, já que ganharão ar condicionados. Além disso, novos equipamentos permitirão melhores condições de trabalho para os profissionais.
 
HR – Fundado em 1969, o Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é referência no atendimento aos casos de traumas em geral, como os sinistros de trânsito, vítimas de violência (agressões por arma de fogo e arma branca), queimaduras graves, acidente vascular cerebral entre outros. O total de atendimentos realizados no HR, em 2023, foi de 143.263. O número de cirurgias realizadas por mês passa de 800. Em 2023, foram realizados 10.159 procedimentos cirúrgicos, dos quais 5.989 foram de urgência. O Hospital da Restauração possui mais de 830 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde.
Foto: Miva Filho / SECOM