Boa notícia: Construção de novo terminal de contêineres vai gerar 2,5 mil vagas de trabalho em Suape

12/01/24

Por André Malagueta

http://blogfolhadosertao.com.br

Obras devem iniciar em fevereiro. Empreendimento será erguido em terreno de 50 hectares, e vai impulsionar movimentação do complexo portuário
sharethis sharing button
Com a conclusão da primeira etapa, o terminal de contêineres poderá movimentar até 400 mil TEUs por ano (Foto: Divulgação/Suape)
Com a conclusão da primeira etapa, o terminal de contêineres poderá movimentar até 400 mil TEUs por ano (Foto: Divulgação/Suape)
A APM Terminals Suape, subsidiária da A.P Moller-Maersk, finalizou o processo de compra do terreno onde será implantado o novo terminal de contêneires portuário do Complexo Industrial Portuário de Suape. A previsão é de que as obras sejam iniciadas até fevereiro, com o início de operação para o primeiro semestre de 2026. No período da construção civil, serão gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Quando em operação, o terminal vai gerar 350 postos de trabalho diretos e 1,4 mil indiretos. O investimento é de R$ 1,6 bilhão.
O espaço, que pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), tem cerca de 50 hectares. O empreendimento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária, enfatizou Suape.
Com a conclusão da primeira etapa, o terminal de contêineres poderá movimentar até 400 mil TEUs por ano e aumentará a capacidade do complexo portuário em 55%.
O novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos; tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição.
Outro diferencial apontado será o uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, que ampliará a agilidade das operações remotamente, impactando positivamente a produtividade e garantindo mais segurança às atividades.
O presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi, disse que a ambição é resgatar as escalas internacionais de Suape, aumentando em 27% as rotas de longo curso do porto. Hoje, as cargas de rotas mais longas fazem transbordo em portos como o de Santos, antes de seguirem por cabotagem para Pernambuco.
“Com rotas ligando Suape diretamente aos países de origem ou destino das cargas, podemos reduzir o tempo de transporte da Ásia, por exemplo, de 65 para 40 dias”, diz Russi.
“A APM Terminals é um grupo com atuação mundial e vai atrair rotas de longo curso para Suape, trazendo desenvolvimento para Pernambuco, para o Nordeste e para o país”, enfatizou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

Deixe um comentário