22/05/22
Jamildo Melo
blogfolhadosertao.com.br
Junto com Raquel Lyra, Miguel Coelho não tem apostado na tese do andor, confiando nas próprias experiências e nome
PROPOSTA Ideia do pré-candidato é fazer um trabalho integrado com as prefeituras e com as ONGs – FOTO: Jonas Santos
Embora com uma distância considerável, em relação ao candidato Anderson Ferreira, do PL, o candidato do União Brasil Miguel Coelho aparece logo depois nas pesquisas internas dos partidos quando os eleitores são questionados a responder quem é o candidato apoiado por Bolsonaro, nestas eleições, em Pernambuco. O pai do ex-prefeito de Petrolina, de fato, foi líder do governo no Senado, mas afastou-se do cargo.
No outro campo de forças, das esquerdas, quem aparece como apoiada por Lula é Marília Arraes e Danilo Cabral, mas em um proporção bem maior em favor da deputada federal.
De acordo com essas mesmas pesquisas, a maioria dos respondentes concordou com a afirmação de que, este ano, o voto será dado na chapa de governo estadual levando em conta quem o candidato a presidente for apoiar. Estando correta a avaliação das pesquisas, haverá fortes palanques desde que ancorados nos palanques nacionais, seja Lula ou Bolsonaro.
Curioso notar que, no sentido inverso, o atual governador não seria um bom cabo eleitoral. A maioria não concordou com a afirmação de que votaria em um candidato apoiado pelo governador, mesmo tendo boas propostas.