23/11/21
blogfolhadosertao.com.br
Obras do novo Sistema Adutor de Salgueiro atingem mais de 85% do cronograma e deve ser concluindo até o final de 2021
Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa informou, ontem (23) que a obra do novo Sistema Produtor de Salgueiro está em pleno andamento, com cerca de 85% dos serviços já executados. A previsão de conclusão está mantida para o final do ano. O investimento é de 6,5 milhões.
A obra consiste na implantação de captação sobre flutuante no reservatório de Negreiros, além da implantação de cinco quilômetros de rede adutora e a construção de uma subestação. Com a ação mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas.
O Projeto
O sistema de abastecimento prevê a captação de água sobre flutuante, a ser instalado no Reservatório de Negreiros, componente do Eixo Norte da Transposição. Também serão implantados seis quilômetros de adutora para compor o Sistema Integrado do Sertão e abastecer Salgueiro. A tubulação terá uma vazão de 200 litros por segundo.
O atual Sistema Adutor de Salgueiro foi implantado na década de 80 e serve a vários municípios do Sertão Central, sendo considerado insuficiente para atender à demanda. Trata-se de uma distribuição precária, na base de estala de atendimento que, muitas vezes, não supre as necessidades de milhares de consumidores.