17/05/21
Por GE/blogfolhadosertao.com.br
Everaldo abre o placar, Wagner empata para o Timbu e Kieza vira, mas arbitragem anula segundo gol alvirrubro; Decisão fica para próximo domingo
- Resumão
Tudo igual no primeiro jogo da final do Pernambucano. Na Arena de Pernambuco, o Sport saiu na frente com Everaldo. No segundo tempo, o Náutico empatou com Wagner Leonardo, definindo o placar em 1 a 1. O Timbu chegou a fazer o segundo com Kieza, mas o árbitro anulou, em decisão confirmada pelo VAR.
- Ficou para o próximo domingo
A finalíssima do Pernambucano será às 16h do próximo domingo, ainda sem local definido. A princípio, o jogo será nos Aflitos, mas, caso chova forte no Recife nos dias que antecedem o jogo,a partida poderá ser levada novamente para a Arena de Pernambuco.
- Sem vantagem
No segundo jogo, não tem vantagem de empate para qualquer dos lados. Se houver nova igualdade, a disputa vai para os pênaltis. Se houver vencedor no tempo normal, este leva o título.
- Primeiro tempo
Desde o início do jogo, o Náutico foi mais perigoso do que o Sport. Mais presente no campo ofensivo e mais coordenado ofensivamente, o Timbu criou as melhores chances do gol – parando em Maílson ou na própria falta de mira. Eric, Vinícius, Jean Carlos, Camutanga… Todos tiveram oportunidades. Mas quem marcou foi o Sport. Após bobeira na saída de bola alvirrubra, o Leão abriu o placar com Everaldo.
- Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Timbu não tardou a empatar. Em lance de bola parada, Kieza desviou no meio da área e Wagner Leonardo fez o gol alvirrubro. Depois disso, a partida ficou em equilíbrio durante pouco mais de 10 minutos. A partir daí, o Timbu voltou a ser superior. E chegou inclusive a fazer um gol com Kieza, anulado pelo bandeira – que teve decisão referendada pelo VAR. Pouco depois, Erick perdeu grande oportunidade. E o jogo acabou 1 a 1.
- Vai dar o que falar
O VAR, sem dúvida, será objeto de discussões acaloradas durante muito tempo. O lance polêmico aconteceu aos 29 do segundo tempo: Kieza marcou gol, que seria o segundo do Timbu. Mas a arbitragem anulou – e o árbitro de vídeo confirmou a marcação de campo. O lance, no entanto, é muito difícil. Após ver a imagem com o auxílio da computação gráfica, o comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira afirmou que o gol de fato pareceu ilegal.
- Que partida
Se o Sport saiu de campo com o empate, muito se deve ao goleiro Maílson. Preciso, ele esteve lá quando exigido e evitou vários gols do Náutico, inclusive um que Erick teve a chance de fazer, mas foi parado por uma grande defesa. Não teve culpa no gol que sofreu.
- Noite de garçom
Além do gol anulado, Kieza quase foi garçom generoso. Ele desviou a bola no gol de Wagner e deu dois passes açucarados para Jean Carlos e Erick marcarem. Só faltou a pontaria dos companheiros, que desperdiçaram grandes chances.
- Teve dancinha
Os jogadores do Sport fizeram homenagem ao ex-BBB Gil do Vigor, que sofreu comentários homofóbicos de um conselheiro do clube nesta semana. Após o gol de Everaldo, ele, Tréllez e Neílton dançaram o Tchaki Tchaki, passinho imortalizado pelo economista.