20/05/21
blogfolhadosertao.com.br
Ricardo Salles, o “queridinho” de Bolsonaro
Ministro Ricardo Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de operação da Polícia Federal que investiga exportação ilegal de madeira. Alexandre Moraes, ministro Supremo Tribunal Federal, afasta o presidente do Ibama e quebra sigilos de Ricardo Salles. Ricardo Salles diz que operação da Polícia Federal é ‘exagerada’ e ‘desnecessária’. Todo mundo sabe que o Ricardo Salles, considerado o “queridinho de Bolsonaro”, em qualquer governo sério já estaria fora do Ministério, respondendo na Justiça pelas ações negativas que vem promovendo e que geram muitos problemas para o Meio Ambiente. Salles pode ser tudo, menos um defensor do meio ambiente. E ainda dar trabalho à Polícia Federal. (Machado Freire )
1 – 0 13º. dos Aposentados. Serão R$ 25,3 bilhões liberados. Entre 25 de maio e 8 de junho.
2 – Um novo lote com 629.460 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil, ontem, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).
3 – Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello desmente senadores e nega que tenha passado mal durante a CPI da Covid. Seu depoimento prossegue nesta quinta-feira.
4 – Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, pautou para o dia 2 de junho a análise do recebimento da denúncia contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o vice-governador, Carlos Almeida (PTB), e outras 16 pessoas por crimes cometidos na aquisição de respiradores durante a pandemia.
INSS antecipa R$ 25 bilhões com 1ª parcela do 13º dos Aposentados.
Metrô do Recife só funcionará nos horários de pico devido à paralisação nacional dos metroviários por vacinas. Também deverá acontecer protesto dos rodoviários no Centro do Recife. CBTU diz que vai garantir operação especial por oito horas. Linha Diesel (VLT) não funcionará. Metroviários de SP suspendem greve.
Câmara dos Deputados aprova texto-base da Medida Provisória da Eletrobras que permite privatização da empresa. A desestatização será executada na modalidade de aumento do capital social, por meio da subscrição pública de ações ordinárias.
Presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem lei que prorroga a validade de prescrições médicas e de pedidos de exames complementares de diagnóstico para grávidas e mulheres no puerpério – logo após o parto. O projeto de lei sancionado pelo presidente Bolsonaro ainda facilita os cuidados intensivos e a internação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) enquanto durar a pandemia da Covid-19.
Polícia Federal decidiu manter no domingo (26.mai.2021) o concurso público nacional que vai selecionar candidatos a 1.500 vagas na corporação, nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. O comunicado foi publicado ontem.
Governo Federal finaliza decreto para impedir exclusão de conteúdo ou contas na internet. O texto proposto indica que a Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual ficará responsável por fiscalizar e apurar as supostas infrações praticadas pelos provedores de conteúdo.
Equipe médica de Maradona é acusada de ‘assassinato com intenção eventual’ pela Justiça da Argentina.
NEGÓCIOS
Volvo anunciou ontem, que deixará de comercializar, no Brasil, carros movidos inteiramente à combustão. De agora em diante, apenas veículos híbridos e elétricos serão disponibilizados aos consumidores. Montadora sueca deve construir cerca de mil postos de carregamento de energia de veículos até o fim de 2021.
Grupo Pão de Açúcar e iFood fazem parceria para entregar compras de supermercado.
DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Operação Apneia: Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou habeas corpus da microempresária Juvanete Barreto Freire para retirar a Polícia Federal da investigação da compra sem licitação de 500 respiradores testados em porcos pela Prefeitura do Recife, na gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em 2020. Juvanete queria que o STF mandasse a investigação da Operação Apneia para a Polícia Civil do Estado.
COVID EM PERNAMBUCO
Pernambuco registrou, ontem, 3.440 novos casos de Covid-19, o maior número de confirmações em 24 horas desde o começo da pandemia, e 79 mortes pela doença. E totalizou 449.533 pessoas diagnosticadas com a doença e 15.127 óbitos. 79 óbitos confirmados ontem ocorreram entre o dia 10 de junho de 2020 e 18 de maio de 2021 – um intervalo de 352 dias. Dos 79 óbitos, 48 ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e 54 tinham doenças preexistentes.
Prefeito Lupércio diz que aulas presenciais só voltam em Olinda após vacinação de todos os professores.
COVID NO BRASIL
Brasil confirmou mais 2.641 mortes por Covid. Ao todo, são 441.691 vítimas da pandemia e 15.812.055 diagnósticos positivos do novo coronavírus registrados pelo Ministério da Saúde. A média de novas mortes no país é de 1.951. Está abaixo de 2.000 pelo 9º dia seguido. Brasil passou a Itália e agora é o 10º no ranking mundial de vítimas por milhão. 14.330.118 pessoas foram recuperadas da doença no Brasil.
Mais da metade dos adultos na cidade de SP já tem alguma proteção contra a covid-19. Dado considera vacinados e infectados; especialista afirma que riscos ainda persistem.
União Química conclui 1º lote da Sputnik V e vai exportar para outros países. No Brasil, Anvisa ainda não deu aval para o uso do imunizante russo.
Médicos são denunciados por tomar terceira dose de vacina contra a Covid-19. Casos foram denunciados ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Paraíba é o segundo estado Brasil que mais vacinou, atrás Rio Grande Sul. No Nordeste, Rio Grande Norte é o segundo lugar, atrás do líder Paraíba. Pernambuco está em terceiro lugar no Nordeste.
Internado com Covid, Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira de Volei, deixa CTI e segue em boa recuperação.
COVID NO MUNDO
Índia supera Estados Unidos e bate recorde mundial de mortes por Covid em 1 único dia. Especialistas dizem que há subnotificação nos dados oficiais da Índia.
AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS
Cães farejadores detectam covid quase tão bem quanto testes PCR. Os cães conseguem identificar uma pessoa com covid-19 em apenas uma fração de segundo, de maneira não invasiva e com baixo custo. Teste foi conduzido na Escola Nacional de Veterinária da França, coletou amostras de suor das axilas dos participantes com almofadas de algodão, as quais foram fechadas em potes e concedidas a pelo menos dois cães diferentes para farejá-las.
Dinamarca: volta ao quase normal. Com testagem em massa, atividades serão reabertas no país a partir desta sexta, 21 de maio.
Presidente e premiê da França tomam café na calçada para comemorar reabertura de bares. Fechados há sete meses, restaurantes e bares puderam reabrir na França, embora com autorização para servir os clientes apenas em suas áreas externas.
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de nova vacina chinesa. Imunizante em dose única é produzido pelo laboratório CanSino Biologics.
Pernambuco vai distribuir aos municípios 58 mil doses de Coronavac que tem em estoque.
Cabo de Santo Agostinho diz ter sobra de doses e anuncia repasse de CoronaVac para outros municípios de Pernambuco.
Pernambuco aplicou 2.436.406 doses da vacina contra a Covid-19.
Internações de pessoas de 70 anos ou mais em leitos de UTI caem 43% em São Paulo. Dados são Centro de Contigencia de São Paulo.
60,2 milhões de doses de vacinas contra Covid foram aplicadas no Brasil. Brasil permanece o quinto país do mundo que mais vacinou.
Após mãe ser vacinada, bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 em Santa Catarina. Talita Mengali, de 33 anos, contou que recebeu a primeira dose ainda com 34 semanas de gestação. Talita Mengali Izidoro, de 33 anos, é médica e estava atuando na linha de frente no posto de saúde no município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina. A notícia alegra os pais Talita e Murilo Corrêa Izidoro – FOTO.
Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã cedinho. Se Deus quiser.
Para receber no seu celular o áudio do Podcast é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 999601162 e salve na memória do seu celular.
[01:06, 20/05/2021] Ivan Mauricio: Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19 depois da mãe ter sido vacinada contra doença.