Recife é a capital com maior número de feiras orgânicas do País, segundo o Idec

10/11/20

Imprensa Agricultura PE/blogfolhadosertao.com
  • Miniatura do anexo
Foto Ednilson Júnior/SDA

 

O Recife é a capital brasileira com a maior rede de feiras orgânicas do País, segundo cadastro mantido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Os números estão disponíveis no portal https://feirasorganicas.org.br/

, mantido pelo instituto com dados de todo o País. Segundo o portal, a capital pernambucana possui 43 feiras orgânicas em atividade, contra 41 do Rio de Janeiro e 36 de São Paulo, respectivamente segunda e terceira colocadas no ranking.

Os números do Circuito Pernambuco Orgânico, no entanto, são ainda mais favoráveis. Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em julho de 2019, como ferramenta para fortalecer esses espaços e a agricultura familiar de base orgânica, hoje, o Circuito contempla 121 feiras orgânicas ou agroecológicas em todo o Estado, das quais 54 estão localizadas no Recife.

O gerente de Processos Agroecológicos da SDA, Maílson Rodrigues, destaca que as ações desenvolvidas no âmbito Circuito Pernambuco Orgânico, além de focarem a consolidação dos espaços de comercialização, cumprem também o papel de apoiar os agricultores a serem reconhecidos como produtores orgânicos. “Muitos agricultores, apesar de adotarem práticas orgânicas, não sabem que podem ter esse reconhecimento por meio da associação a uma Organização de Controle Social (OCS)”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o Circuito promoveu a aproximação entre o Estado, as feiras e os produtores orgânicos e agroecológicos. “A atuação da Secretaria, através de visitas e acompanhamento técnico, vem reforçando a presença efetiva do Estado junto às feiras e aproximando as políticas públicas das demandas dos agricultores. Quando iniciamos o programa, Pernambuco contava com 83 feiras orgânicas catalogadas em todo o Estado e 849 agricultores cadastrados como produtores orgânicos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Hoje temos 121 feiras e 1.030 agricultores cadastrados no Ministério”, ressalta o secretário.

Deixe um comentário