13/01/21
blogfolhadosertao.com.br
Depois de receber orientação do Tribunal de Contas do Estado-TCE, o prefeito não encontrou saída, com as contas “engessadas” e parte da população cobrando resultados, principalmente na área da saúde, que Marcones Sá considera prioridade em sua administração.
O prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB), decretou hoje (13), estado de calamidade administrativa e financeira no município. A medida foi tomada devido a ausência de documentos com informações contábeis e orçamentárias, não repassadas pela gestão do ex-prefeito Clebel (PL).
Diz o decreto que “pela falta desses documentos – que deveriam ter sido entregues até o dia 31 de dezembro de 2020, pela equipe de transição do ex-prefeito, o Município ficou impossibilitado de abrir o orçamento 2021”
Segundo a assessoria da Prefeitura de Salgueiro, com o decreto, orientado pelo TCE, o município iniciará as atividades administrativas sem conhecimento das despesas que ficaram de exercícios anteriores, realizando um corte contábil e operando com os ajustes futuros”.
Por consequência, – segundo o decreto, ” ficarão suspensos todos os pagamentos referentes as despesas empenhadas (processadas ou não), cujas informações não foram entregues até o dia 31 de dezembro de 2020, devendo submeter a processo administrativo para reconhecimento de débito e registo contábil”.