Maioria de 157 votos   derrubou  comando  de Carlos  Cecilio  que durou 24 anos,   em Serrita

23/11/20

blogfolhadosertao.com

  O resultado das  eleições de 15 de novembro  no município de Serrita   derrubou a força política  que o ex-prefeito Carlos Cecílio (foto)  manteve durante 24 anos,  onde ele próprio exerceu o mandato de prefeito por quatro vezes, mas não conseguiu  transferir o poder para o  filho Rodrigo Cecílio, que foi derrotado pelo comerciante  Sebastião (Aleudo) Benedito  dos Santos (MDB),  que obteve uma maioria de apenas 157 votos.

Carlos Cecílio –que não tem Sampaio no nome,   iniciou  a caminhada de sucesso em 1996,   com sua  primeira eleição de prefeito,  e teve  o último mandato garantido no pleito de 2012, enquanto o  líder político  Francisco   Filgueira Sampaio – o Coronel Chico Romão, passou mais de meio século no comando da prefeitura, depois de receber o legado político do seu pai,  o coronel Romão  Pereira Filgueira Sampaio, que tinha origem no vizinho estado do Ceará.

Ao longo de mais de uma década,  a família Cecílio conta com o apoio  e transfere votos  para o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho. Mas isto não foi suficiente para  sustentar a hegemonia do ex-prefeito da terra do coronel Chico Romão, que vem enfrentando dificuldades  junto aos órgãos de controle como o Tribunal de Contas e o Ministério Público, ao ponto de ter se tornado inelegível.

E foi a inelegibilidade que  levou Carlos Cecílio a defender  como alternativa, a candidatura do  “seu braço direito”  Erivaldo Oliveira, que o sucedeu no pleito de 2016.  Erivaldo foi eleito na disputa contra o comerciantes Sebastião (Aleudo) Benedito dos Santos,  mas os números não agradaram a Carlos Cecílio:  uma maioria de apenas 448 votos , mesmo depois que  o líder do grupo decidiu colocar na vice  o petista  Tadeu Sá, que havia enfrentado   Carlos Cecílio  na eleição anterior.

Dia 15 de novembro, a chapa governista liderada por  Rodrigo Cecílio manteve  Tadeu Sá na vice, com a expectativa de que  não teria maiores dificuldades, inclusive com a possibilidade de vencer com uma maioria expressiva. Deu errado:  Aleudo Benedito   somou 5.890 votos  (50,68%)  contra  5.733 votos (49, 32)  obtidos por Rodrigo Cecílio que foi derrotado por uma diferença de apenas 157 votos.

Deixe um comentário