28/10/25
Blog da Folha
http://blogfolhadosertao.com.br

Do Blog da Folha
Nesta segunda-feira (27), durante reunião com a APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, a governadora Raquel Lyra (PSD) antecipou a segunda fase do terminal de contêineres que a companhia está implementando no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com R$ 2 bilhões em investimentos, o proto terá o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina.
“São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E de olho no futuro, já está em planejamento a segunda fase. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e com certeza iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.
Com a antecipação, a segunda fase das obras, que estava prevista para iniciar somente em 2034, deverá ser feita ainda em 2027. Na fase de obras, cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados. Além disso, para a operação do maquinário, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.
A previsão de início das operações do terminal é para o segundo semestre de 2026. “Foi solicitada uma nova área em Suape para ampliar o terminal, o que significa mais investimentos e a geração de ainda mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”, comentou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
“Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal super tecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.