19/10/25
Por Carlos André Carvalho (Interino)
http://blogfolhadosertao.com.br
Prefeito do Recife participou do congresso nacional do partido ao lado do presidente Lula (PT)
Dos três partidos, o PCdoB, ao qual pertence Victor Marques, vice de João, é o maior aliado que o prefeito tem na federação, uma vez que as legendas construíram uma relação sólida nos últimos anos. Vale lembrar a importância dos comunistas em eleições locais anteriores que envolveram as vitórias do PSB. No pleito municipal de 2024, o PCdoB apoiou os socialistas e nos anteriores também, inclusive contra o PT. Em 2012, primeira eleição de Geraldo Julio contra Humberto Costa, o PCdoB tinha a vice dos socialistas, com Luciano Siqueira; na reeleição de Geraldo, contra João Paulo (PT), também.
Em 2020, na disputa com Marília Arraes (pelo PT), João contou com PCdoB, mesmo sem cargo de vice. Na reeleição do prefeito, no ano passado, a federação PT, PCdoB e PV esteve com ele. Em 2026, se João disputar o governo do estado – e se o cenário não mudar -, haverá uma ala do PT, encabeçada pelo deputado estadual João Paulo, apoiando a governadora Raquel Lyra (PSD) à reeleição. O PV também está dividido, porque o presidente estadual da sigla, Clodoaldo Magalhães, também está com a governadora, tendo, inclusive, indicado Yanne Teles à Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco.
Nesse xadrez, um aliado de peso pode colocar um ponto final no impasse da federação: o presidente Lula. Campos apoia à reeleição do petista e voltou a fazer acenos a ele no evento do PCdoB.
Enfrentamento
A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi enfática no congresso nacional do partido, falando da necessidade de a esquerda enfrentar a extrema direita: “Nosso país vive mais um momento crucial da nossa história. Temos diante de nós dois caminhos: ou seguimos pela via da soberania, do desenvolvimento e da democracia, ou retrocedemos ao autoritarismo e à submissão à extrema direita”.
O senador Fernando Dueire (MDB) segue na tarefa de arregimentar apoios de prefeitos do interior para a recondução do parlamentar ao Senado. O mais recente é o de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos). Com esse apoio, Dueire passa a contar com 29 gestores municipais na base dele.
Inovação
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) passou a contar com o Setor de Arquitetura e Engenharia. A ideia é oferecer suporte técnico especializado aos municípios em projetos de obras, como escolas, praças, equipamentos públicos e demais intervenções de infraestrutura que contribuam para o desenvolvimento local.
ue contribuam para o desenvolvimento local.