Quando creches e concurso atrapalham o dia da governadora Raquel Lyra

12/10/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Recife desmentiu não ter doado terrenos para creche e inscrição para concurso foi suspensa. Faltou a cota racial
A sexta-feira tinha tudo para dar certo. Não fossem as creches e o concurso unificado. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), começou o dia logo cedo na Mata Norte, para entregas e vistorias de obras.

Às 6h30, deu entrevista à Rádio Naza FM e aproveitou para atacar o principal adversário, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Informou que a capital pediu dez creches, das 250 prometidas pelo estado em 2023, mas não indicou nenhum terreno. Disse ter precisado desapropriar áreas para iniciar a construção.

Horas depois, a Secretaria de Educação do Recife destruiu as declarações. Afirmou que, para facilitar, sugeriu, ainda em 2023, áreas pertencentes ao estado nos bairros da Torre, Ibura (2), Cordeiro, Várzea, Torrões, Mustardinha, Areias, Engenho do Meio e Campina do Barreto, mais de 15 mil m² no total. Tudo documentado.

O governo aceitou apenas o de Areias e, em agosto deste ano, apresentou seis opções (cinco privadas e que seriam desapropriadas). A prefeitura aceitou. Por volta das 20h, a assessoria do governo teve dificuldades de conseguir informações sobre o assunto.

Também na sexta, primeiro dia de inscrições, o governo decidiu suspender temporariamente o concurso unificado. Alvo de críticas, o edital para 460 vagas não previu cotas raciais e precisou ser refeito.

Em uma eleição com disputa antecipada e que já se anuncia acirrada para 2026, não deve haver brechas para erros como esses. Fragilizam a candidatura natural à reeleição.

Ainda teve o aeroporto
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, considerou um erro da governadora Raquel Lyra a decisão de assumir sozinha a reforma do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru. À Rádio Folha, afirmou que a obra seria em parceria. Vai custar cerca de R$ 150 milhões. “Não é hora de divisionismo. É hora de ajudar Pernambuco.”

Resposta com merenda
O prefeito do Recife, João Campos, escolheu a Creche Pedro Mendes, no Monteiro, para lá anunciar mais investimentos em merenda. Com novos 20 mil alunos na rede – dez mil só em creches – passa a oferecer 180 mil refeições ao dia. Montante de R$ 200 milhões/ano.

Mobilização permanente
Depois de a Câmara derrubar a medida provisória do governo taxando os super-ricos, a senadora Teresa Leitão (PT) alertou para a necessidade de mobilização. “A gente perdeu o poder de taxar um setor para o qual pagar impostos não faria falta, um setor que está pouco se lixando para Bolsa Família ou SUS”, disse à Rádio Folha.

Política no REC’n’Play
O REC’n’Play, no Bairro do Recife de 15 a 18, será palco do lançamento do livro “A Próxima Democracia – 32 Teses para o Futuro da Política no Mundo Figital”, de Silvio Meira e Rosário Pompéia.  Quinta (16), às 17h, no Cais do Sertão.

 

Deixe um comentário