03/10/25
Governadora tem elogiado gestores e prometido investimentos nos municípios
É alta a aposta da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), ao tentar atrair prefeitos que estão do lado de adversários. Em menos de uma semana, levou um arraesista histórico para o PSD, o prefeito de João Alfredo, no Agreste, José Martins.
Ele estava há quase 30 anos no PSB, partido comandado nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos, concorrente em potencial na disputa pelo governo do estado no próximo ano.
Ontem fez provocação semelhante. Recebeu no Palácio do Campo das Princesas o prefeito de Quipapá, na Mata Sul, Genivaldo Temoteo Bezerra, conhecido como Pité (Republicanos). O gestor é aliado do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), seu arqui-inimigo.
Nos encontros e negociações, Raquel Lyra tem feito muitas promessas. Ontem, foi além dos elogios a Pité. Disse ser o melhor presente que Quipapá poderia ter e assegurou muitos investimentos.
“Você tem uma governadora para chamar de sua… Durante este mês vamos levar investimentos para a cidade, garantir para seu povo tudo que você sonhou”, anunciou.
“Até porque ainda não existe candidatura de Raquel, nem de João. Quipapá é uma cidade pequena e esquecida. Não posso recusar ajuda.”
O compromisso é apenas com deputados. Está com Álvaro Porto, para estadual, mas não está com Gabriel Porto, filho do deputado e pré-candidato a federal. “Gabriel é um menino de ouro, mas meu compromisso é com André Ferreira (PL)”, firmou.
Desafios todo dia
Raquel Lyra se emocionou em discurso, ontem, na aula inaugural do curso de formação para 322 bombeiros militares. “Há três anos vocês decidiram levar para o 2º turno duas mulheres. Na ocasião, tive o dia mais desafiador da minha vida: seguir em frente ou parar. Não tenho dúvida de que valeu a pena.” No dia da eleição, em 2 de outubro de 2022, o marido da então candidata infartou e não resistiu.
Dose dupla
Um dia depois de ter o trabalho em defesa da Escola de Sargento reconhecido pelo ministro José Mucio, o deputado federal Coronel Meira tornou-se presidente do PL Recife. Decisão dos presidentes nacional, Valdemar Costa Neto, e estadual, Anderson Ferreira. Substitui o vereador Paulo Muniz.
Passo a passo
O deputado estadual Renato Antunes (PL) participou da sessão solene que marcou os dez anos do Partido Novo. Sua presença na Câmara do Recife aumentou os sinais de que a legenda pode ser seu próximo abrigo. Desafio é sair do PL sem muitos arranhões.
Piso terapêutico
Com relatório do deputado federal Pedro Campos, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o piso salarial de R$ 4.650 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Matéria agora segue para o Senado.