01/10/25
Ascom Gabinete
http://blogfolhadosertao.com.br
O Senado Federal participará da 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Olinda. O estande da Livraria do Senado reunirá cerca de 180 títulos a preço de custo, além de oferecer lançamentos, atividades educativas, rodas de conversa e um espaço interativo inspirado em autoras brasileiras.
Entre os destaques está o lançamento da Coleção Bicentenário da Confederação do Equador, no dia 6 de outubro, às 14h, no Espaço Diálogos. A série de seis livros revisita o movimento revolucionário de 1824, iniciado em Pernambuco e expandido pelo Nordeste em defesa de um regime republicano e federalista.
O estande também homenageará a folclorista Alexina de Magalhães Pinto, com um espaço sensorial inspirado no livro Cantigas das Crianças e do Povo e Danças Populares, reeditado na Coleção Escritoras do Brasil. O público poderá interagir com ilustrações, tocar piano e escutar melodias tradicionais por meio de QR Codes, vivenciando a leitura como experiência multissensorial.
A programação contará ainda com oficinas do Programa Jovem Senador (6/10) e do portal e-Cidadania (7/10), ambas às 10h30. Enquanto o Jovem Senador proporciona a estudantes do ensino médio a simulação da rotina parlamentar, o e-Cidadania estimula alunos a propor ideias legislativas que podem chegar ao plenário e virar leis. De 8 a 10 de outubro, sempre às 15h, o estande sediará as rodas de conversa “Do acervo físico à era digital: democratizando o acesso ao Arquivo do Senado”, discutindo a preservação e digitalização da memória institucional.
No campo editorial, o Senado levará obras de grande relevância. O Atlas Histórico-Econômico do Brasil no Século XIX, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, apresenta uma visão inédita sobre a economia do país no século XIX, em parceria com a Universidade Federal Fluminense. A coletânea A Reforma do Código Civil, organizada pelo ex-presidente Rodrigo Pacheco, reúne artigos de juristas sobre a atualização da legislação. Já o novo Vade Mecum da Livraria do Senado compila os principais códigos e estatutos da legislação brasileira. Para o público jovem, a coleção ilustrada Em Miúdos apresenta em quadrinhos a Constituição, a Lei Maria da Penha e outras normas, aproximando a cidadania do universo infantojuvenil.
A Bienal, que chega à sua 15ª edição e comemora 30 anos de história, é referência no Norte e Nordeste como espaço de valorização da educação, da cultura e da leitura. Este ano, o tema é “Ler é sentir cada palavra”, reforçando a experiência sensorial que o estande do Senado também proporcionará aos visitantes.
Contatos para imprensa:
- Érika Veloso: (11) 97497-2978
- Rafael Chervenski, diretor da Gráfica do Senado: (61) 3303-3777