Saída de Wilson de Paula da Fazenda de Pernambuco surpreende, após gestão marcada por bom desempenho

26/09/25

Por Betânia Santana

http://blogfolhadoseertao.com.br

Secretário ajudou a organizar contas e mediou negociações com o Legislativo no auge da crise com o Executivo
A saída do auditor fiscal Wilson de Paula do comando da Secretaria da Fazenda de Pernambuco pegou de surpresa o setor produtivo e o legislativo estadual. O agora ex-secretário pediu demissão do cargo no momento considerado um dos melhores desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu, em janeiro de 2023.

Deixa o estado com dinheiro em caixa, capacidade de pagamento (Capag B+) e o orçamento para o próximo ano encaminhado.

Quase uma unanimidade, Wilson de Paula sempre foi benquisto  na Assembleia Legislativa. Pela situação e pela oposição. Serviu de ponte em momento de crise entre os dois Poderes, mediou negociação de emendas e destravamento de pautas.

“O mais político de todos os técnicos do governo”, elogia o superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça, destacando verdade e transparência como pontos fortes.

Brasiliense, recebeu o título de Cidadão Pernambucano, em uma iniciativa da deputada governista Débora Almeida. Mas a boa relação independia de legenda. Compareceu à Casa de Joaquim Nabuco todas as vezes em que foi convidado.

“Sempre foi afável e gentil. Tentou distensionar”, comenta o presidente da Comissão de Justiça, o deputado oposicionista Alberto Feitosa, lembrando a integridade.

Também oposição, o presidente da Comissão de Administração Pública, Waldemar Borges, destaca a capacidade de diálogo.  “Uma pessoa de bom trato que nunca fugiu das discussões”. O deputado ressalta que nada muda na relação com o governo. “Vamos observar, acompanhar e cobrar.”

O motivo do pedido de demissão não foi revelado. O cargo será ocupado pelo auditor e funcionário de carreira na Fazenda Flávio Mota.

Primeira baixa
Filiado ao partido de Raquel Lyra, o prefeito de Xexéu, Thiago de Miel (PSD), anunciou apoio ao prefeito João Campos na disputa ao governo em 2026. “Pernambuco precisa de um governador que cuide da Mata Sul. Aliás, Pernambuco está gritando. Só não ouve quem não quer”, declarou. A gestora tem outros 69 filiados ao PSD.

Encontro de líderes
Os adversários Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) têm hoje agenda em comum. Participam, em São Paulo, da 18ª edição do Encontro de Líderes. A ideia é reunir gestores públicos e privados para compartilhar experiências, desafios e soluções. A governadora viajou com os secretários André Teixeira Filho e Guilherme Cavalcanti.

Reparos em túnel
Após a Prefeitura do Recife assumir a gestão do Túnel da Abolição, o secretário de Mobilidade do estado, André Teixeira, tratou de divulgar a manutenção do Túnel Felipe Camarão, na Zona Sul. E não é de hoje. Começou há 25 dias. Investimento de R$ 7 milhões.

Foco na COP30
Mais de 20 organizações comunitárias debatem hoje, no Recife, e amanhã, em Itamaracá, estratégias de financiamento, e vão propor diretrizes. A imersão “Clima de Cuidado – Financiamento Climático para as Periferias” é promovida pela Iniciativa Pipa e pela Rede Gera.

Deixe um comentário